terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Wario Land: Super Mario Land 3 (GB)

O jogo

Wario Land: Super Mario Land 3 é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1994 para Game Boy, este game é o primeiro a ter Wario tanto como protagonista quanto como personagem jogável. Apesar do subtítulo Super Mario Land 3, este jogo tem poucas relações com os outros jogos da série Super Mario Land, apesar de integrar a mesma franquia.

História

Após a tentativa fracassada de roubar o castelo de Mario, Wario continuou a buscar meios para conseguir um castelo e rivalizar com o encanador. Um dia, ele escuta uma notícia de que Mario está atrás de uma estátua de ouro da Princesa Peach que foi roubada por piratas. Wario pega um barco e vai para o esconderijo dos piratas, na Ilha Kitchen, onde espera encontrar a estátua da Princesa e outros tesouros.

Gráficos

São excelentes para os padrões do Game Boy; o visual geral do jogo possui algumas semelhanças com Super Mario Land 2; o protagonista possui um bom tamanho, é bem feito e detalhado; os inimigos são bem feitos, variados e alguns deles bastante detalhados; os cenários são excelentes, muito bem feitos, diversificados e detalhados, retratando os mais variados ambientes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são ótimas, sendo bastante agradáveis e cativantes, combinando bem com o estilo do game e as fases; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabildade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Wario Land: Super Mario Land 3, embora lembre em muitos aspectos outros games de plataforma da Nintendo lançados tanto para Game Boy quanto para NES e SNES, ainda assim possui uma grande quantidade de características próprias, que fazem deste um jogo distinto.
Como em Super Mario World e Super Mario Land 2, este jogo apresenta um vasto mundo com diversas áreas menores, nas quais estão várias fases; as fases são muito bem trabalhadas, não apenas no aspecto estético, mas também no que diz respeito aos desafios e obstáculos apresentados, sendo tais desafios bastante elaborados e variados; a grande diversidade de desafios e estilos de fases contribuem para prender a atenção do jogador, pois dificilmente há situações enfadonhas. Após cada fase há minijogos onde o jogador pode ganhar mais itens.
Wario possui algumas habilidades e assim como seu rival, pode diminuir de tamanho quando atingido; neste jogo não há os power-ups tradicionais do universo de Mario, havendo em seu lugar chapéus que conferem ao protagonista diversas habilidades. Wario, em seu tamanho normal, pode dar um golpe com o ombro para destruir inimigos ou parte do cenário, e alguns dos power-ups interferem nessa habilidade; o chapéu com asas permite a Wario dar seu característico golpe por uma extensão maior que a normal ou enquanto está no ar; o chapéu com chifres permite ao protagonista prender-se ao teto e dar um golpe no chão, fazendo-o tremer; há também um chapéu de dragão, capaz de cuspir fogo por um curto período de tempo. A dificuldade está no ponto certo e o progresso do jogador pode ser salvo.

Considerações finais


Wario Land: Super Mario Land 3 marca a estréia de Wario enquanto protagonista e personagem jogável, em  busca de objetivos menos altruísticos que os de Mario, mas muito interessantes, em um jogo incrivelmente divertido, graças a jogabilidade muito bem elaborada, que proporciona ótimos desafios; a soma de qualidades fazem deste jogo um dos melhores games de plataforma do Game Boy!

Referências


MobyGames http://www.mobygames.com/game/wario-land-super-mario-land-3
Nintendo Database http://www.nindb.net/game/wario-land.html
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Wario_Land:_Super_Mario_Land_3

Nenhum comentário: