domingo, 19 de dezembro de 2010

Magical Drop II (Arcade)

A série

Magical Drop é uma série de jogos de quebra-cabeça desenvolvida e publicada pela Data East; a franquia teve início em 1995 com o jogo de mesmo nome no Japão e com o título Chain Reaction nos EUA; desde então a série recebeu jogos para Arcade e diversos consoles domésticos e portáteis. Os jogos da franquia têm como principal característica a ação frenética, combinada com uma mecânica de jogo que se inspira em alguns pontos na série Puzzle Bobble da Taito.

O jogo

Magical Drop II é um jogo de quebra-cabeça desenvolvido e publicado pela Data East; lançado em 1996 para Arcade, o game recebeu versões para Super Famicom, Sega Saturn, Neo Geo, Neo Geo CD e Neo Geo Pocket Color. O game em si mantém muitas das características vistas em seu antecessor, mas com alguns aprimoramentos. A versão avaliada neste texto é a lançada para Arcade.

Gráficos

São ótimos; o visual geral do game é bastante colorido e possui um estilo descontraído; os personagens que aparecem na área de jogo são bem feitos, detalhados e possuem várias animações, se comportando de formas diferentes conforme o desempenho do jogador; a área de jogo é simples, mas muito bem feita, contando com peças coloridas e variadas entre si; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são bastante animadas, combinando muito bem com a parte gráfica do game e com a ação das partidas, o que contribui para melhorar a experiência como um todo; os efeitos sonoros são muito bons, com destaque para as falas dos personagens em vários momentos.

Jogabilidade

Excelente, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Magical Drop II, como dito anteriormente, se inspira em alguns pontos em Puzzle Bobble, mas apresenta várias características próprias, que dão ao game parte de sua identidade.
A mecânica de jogo de Magical Drop II consiste na eliminação de bolas coloridas que surgem na área de jogo, através dos dois movimentos que podem ser executados pelo jogador, que são: retirar algumas bolas de determinada cor do campo e reposicioná-las em grupos para que estas sejam eliminadas, a eliminação dessas bolas da área de jogo é feita com o agrupamento vertical de pelo menos três da mesma cor, eliminando também aquelas da mesma espécie que estiverem juntas, independentemente de estarem agrupadas na vertical ou na horizontal. Há também algumas peças especiais, que geram diversos efeitos no jogo, algumas delas contam com símbolos visíveis, que se agrupadas, eliminam todas as bolas da mesma espécie da área de jogo; outras têm o poder, quando acionadas, de eliminar todas as bolas que estão em uma direção; há também blocos de gelo, que podem ser movidos livremente pelo jogador, mas que podem ser eliminados apenas quando presentes em agrupamentos de bolas.
Existem dois modos de jogo, o primeiro consiste em uma disputa na qual o jogador deve permanecer na partido o maior tempo possível, eliminando as peças que vêm do alto; o segundo modo é uma disputa, seja contra o computador ou outro jogador, na qual os competidores devem eliminar as bolas da área de jogo, gerando efeitos no campo do adversário; ambas as modalidades de jogo têm seu fim quando a pilha de peças chega à parte inferior da tela, mas no modo versus, esse fim pode ser antecipado com um dos competidores eliminando grandes agrupamentos e em sequência, aumentando assim a pilha do adversário, essa característica faz com que as partidas sejam incrivelmente dinâmicas, com os jogadores lutando para realizar agrupamentos grandes e em sequência, para assim vencer a partida o mais rápido possível. A dificuldade pode ser elevada em alguns momentos.

Considerações finais

Magical Drop II é um ótimo jogo, pois apresenta uma jogabilidade incrivelmente dinâmica e frenética, que não raro se torna caótica, sendo incrivelmente divertida, acrescida de ótimos gráficos e trilha sonora; a soma de todos os fatores resulta em um título que é, sem dúvida, um espetáculo!

Referências

Nenhum comentário: