quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Super Spy Hunter (NES)

Tiroteio nas ruas

Super Spy Hunter é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Sunsoft; lançado em 1991 no Japão para Famicom e em 1992 nos EUA para NES; apesar do nome, este jogo não era originalmente uma sequência de Spy Hunter, lançado para NES em 1987, tanto que seu título no Japão era Battle Formula. A Sunsoft adquiriu a licença da Bally Midway e passou a comercializar o jogo com o título Super Spy Hunter a partir de 1992.

História

No ano de 2525 a situação política é caótica, terroristas comandados por alguém conhecido apenas como "X" pretendem atacar as Nações Unidas. A CIA descobre os planos dos terroristas e tem o dever de evitar esse ataque, mas o agente enviado para essa missão fracassou, agora a agência envia um agente não-oficial, o Super Spy Hunter.

Gráficos

São excelentes para o NES; o visual geral do game é ótimo; os carros na pista podem ser, em sua maioria, pequenos, mas são muito bem feitos e possuem algum detalhamento, enquanto os chefes são maiores e mais detalhados; os cenários são excelentes, bastante diversificados e detalhados, fazendo uso de vários elementos como curvas e níveis de profundidade; a velocidade do jogo é muito boa.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito boas, sendo bastante empolgantes e combinando bem com a ação das fases, mas nas lutas contra os mestres elas mudam, se adequando a tensão da batalha; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Super Spy Hunter lembra em alguns pontos a do primeiro Spy Hunter, mas com várias adições e evidentes melhorias, melhorando sobremaneira aquilo que já era muito bom. O jogador ainda controla um carro possante e enfrenta criminosos, mas agora as batalhas são muito diferentes.
O carro do jogador está equipado com duas armas básicas, uma arma simples posicionada a frente do veículo e uma segunda arma de cano duplo instalada no teto, essa arma pode ter o direcionamento dos canos alterado pelo jogador, com cada cano se movendo para um lado, essa capacidade abre um leque de possibilidade muito grande, pois o jogador pode configurar as posições das armas conforme a necessidade do momento, seja posicionando elas para frente, no intuito de ter maior poder de fogo contra um mestre, seja uma para cada lado, ou ainda viradas para trás, visando proteger o jogador contra inimigos que vêm nessa direção; somadas a essas armas, há ainda muitas outras, que podem ser obtidas através de power-ups, que aparecem ocasionalmente pela pista.
As fases são ao longo de várias estradas, nas quais o jogador deve destruir os veículos inimigos, que não se limitam a carros podendo também ser helicópteros ou hovercrafts em alguns trechos; o carro controlado pelo jogador pode passar pela água como um veículo aquático ou voar, nos trechos de fases onde isso é necessário. Os mestres são bastante desafiadores e costumam atacar impiedosamente o jogador, eles exigem estratégias variadas para serem derrotados. A dificuldade é bastante alta, o que resulta em um desafio considerável.

Considerações finais

Super Spy Hunter é um excelente jogo, superando seu antecessor ao apresentar uma experiência de jogo mais densa e desafiadora, este game proporciona um ótimo desafio, exigindo muita habilidade do jogador; fora isso, o game apresenta ótimos gráficos e trilha sonora; a soma de qualidades faz de Super Spy Hunter um verdadeiro clássico!

Referências

Nenhum comentário: