quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bomber King (MSX)

O jogo

Bomber King é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Hudson Soft; lançado em 1987 para NES e em 1988 para MSX, o game possui algumas características em comum com os jogos da série Bomberman. A versão lançada para NES recebeu o título Robowarrior em seu lançamento nos EUA, cuja publicação ficou a cargo da Jaleco.

História

Em um futuro distante, a superpopulação e a poluição quase levaram a Terra à ruína. Em busca de soluções para a crise, os líderes mundiais voltaram suas atenções para o cientista Altile. Altile era um gênio e em pouco tempo, elaborou um plano para resolver os problemas que ameaçavam a Terra. No ano de 2395, engenheiros e cientistas da Terra seguem o plano de Altile e criam um planeta artificial, que receberia parte da população da Terra, esse planeta recebeu o nome de seu idealizador.
No ano de 2036 D.A. (depois de altile), o Império Xantho, liderado pelo ditador Xur, invade Altile e desativa o sistema climático do planeta, transformando-o em um lugar extremamente frio, além disso, os invasores arrasaram a superfície de Altile, transformando o outrora verde planeta em uma terra improdutiva; os habitantes de Altile se refugiaram no subsolo para escapar do Império Xantho, mas antes disso enviaram um pedido de socorro à Terra.
Os cientistas da Terra receberam o pedido de socorro de Altile e enviaram um ciborgue ZED para enfrentar o Império Xantho e livrar Altile de seu algoz.

Gráficos

São bons; o visual geral do game é simples, mas bem feito e colorido; o personagem principal é simples, mas bem feito; os inimigos são simples, mas bem feitos e variados; os cenários são bons, bastante coloridos e repletos de elementos destrutíveis; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com o game, sendo bastante animadas em alguns momentos e dramáticas em outros; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Boa, com bons controles; a jogabilidade de Bomber King possui algumas características em comum com os jogos da série Bomberman, como o uso de bombas para destruir partes dos cenários e inimigos; embora empreste alguns aspectos da jogabilidade de outros games, este jogo possui várias características próprias.
O ciborgue ZED controlado pelo jogador possui duas armas principais: um canhão de energia, que dispara uma vez a cada acionamento do botão e de alcance e poder limitados e as bombas, que podem ser posicionadas pelo cenário e são capazes de destruir tanto algumas partes do ambiente quanto inimigos; as bombas vêm em quantidade limitada, mas é fácil obter mais ao longo do jogo; as bombas, apesar de possuírem alcance destrutivo limitado, são poderosas, sendo capazes de destruir vários inimigos, mas também podem destruir o personagem controlado pelo jogador facilmente. Além das duas armas principais, existem vários itens espalhados pelas fases, que influenciam o jogo de várias formas.
As fases são bastante amplas e repletas de inimigos e objetos destrutíveis, devendo o jogador fazer uso de todos os meios ao seu alcance para destruir inimigos e abrir caminhos através dos cenários, que em alguns momentos exigem determinados itens para que o jogador possa passar por eles. A dificuldade é muito alta, tornando o jogo frustrante em alguns momentos.

Considerações finais

Bomber King é um jogo interessante, pois aplica algumas características inusitadas a um jogo de ação, apresentando uma aventura que, apesar da dificuldade excessiva, ainda pode ser muito divertida; em sua, o jogo se revela bom, mas longe de ser um clássico.

Referências

Um comentário:

Luiz Eduardo disse...

Parabéns pelo Blog!
Li apenas essa matéria, e gostei.
Só acrescentaria a analise o "how to play" básico.
Quando eu puder lerei outras matérias.
Abraço

Luiz Eduardo.