quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gokujou Parodius (SNES)

Insanidade no atacado e no varejo

Gokujou Parodius é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Konami; lançado em 1994 para Arcade, o game recebeu versões para Super Famicom, PlayStation e Sega Saturn, sendo também lançado para PSP e telefones celulares em 2007. O jogo em si mantém a essência da série, fazendo uso de muito bom humor e sátiras do próprio universo de jogos e personagens da Konami. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Famicom em 1994.

Gráficos

São excelentes; o visual do jogo é bastante colorido, vivo e animado, sendo também deveras absurdo em vários momentos; as "naves" controladas pelo jogador são, em sua maioria, personagens de outros jogos da Konami, como Goemon, Pentarou e Twinbee, mas todos eles são incrivelmente bem feitos; os inimigos são espetaculares, incrivelmente bem feitos, detalhados e absurdamente bizarros, garantindo não apenas ótimos desafios, mas também muitas risadas; os cenários também são espetaculares, impecavelmente bem feitos e ricamente detalhados, eles dão sua contribuição para a construção do humor do jogo; a animação flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são espetaculares, sendo algumas delas versões insanas de músicas clássicas, enquanto outras são composições originais; a trilha sonora de Gokujou Parodius é, ao mesmo tempo, insana e deliciosamente engraçada, contribuindo muito para a construção do humor absurdo e cativante do jogo; os efeitos sonoros são excelentes e também dão sua contribuição.

Jogabilidade

Beira a perfeição, com ótimos controles; a jogabilidade de Gokujou Parodius faz uso de um sistema de jogo próximo ao visto em Gradius, com a nave em progressão horizontal e um sistema de power-ups baseado no acúmulo de itens e na escolha pelo jogador dos aspectos da nave que serão aprimorados; embora faça uso de uma estética bem humorada e absurda, a jogabilidade deste game é bastante séria, apresentando um desafio intenso, que exige grande perícia e habilidade do jogador.
Sobre o sistema de power-ups, ele funciona da seguinte forma: há uma barra na parte inferior da tela com todas as habilidades que a nave pode vir a ter, quando o jogador recolhe um item, o primeiro trecho da barra acende, indicando que o jogador pode acionar aquela habilidade e aprimorar sua nave, para acender outros trechos da barra, o jogador deve recolher mais itens da mesma espécie; esse sistema faz com que algumas habilidades tenham um "custo" maior do que outras; alguns poderes podem ser acionados mais de uma vez, o que aumenta ainda mais determinados atributos da nave. Existe também outra espécie de power-up dentro do jogo, que são os sinos, eles conferem algumas habilidades e poderes estranhos, como um megafone na frente da nave, que dispara frases aleatórias, uma bomba que destrói todos os inimigos na tela e o aumento temporário da nave, o que confere invulnerabilidade a mesma.
Em relação aos personagens, cada um deles possui armas próprias, mas elas têm características e efeitos muitas vezes em comum. As fases são bastante diversificadas em termos de desafio, não havendo apenas grandes quantidades de inimigos contra o jogador, mas também diversos elementos do cenário que servem como obstáculo e integram o desafio do estágio; não há uma separação abrupta entre as fases, mas sim uma transição suave, na qual o jogador pode recolher alguns itens; os mestres são um caso à parte, pois além de serem absurdos, exigem estratégias variadas para serem derrotados, algo que aumenta ainda mais o desafio. A dificuldade é alta e o game pode ser jogado por duas pessoas.

Considerações finais

Gokujou Parodius honra a tradição da série Parodius, com um game insano e caótico, fazendo uso de um humor que constantemente chega ao absurdo, ao mesmo tempo que apresenta uma jogabilidade incrivelmente séria e desafiadora, que proporciona um excelente desafio; a combinação entre esses extremos resultou em um jogo incrivelmente engraçado e desafiador, que conquista seu espaço entre os melhores shoot'em ups de sua época!

Referências

Nenhum comentário: