domingo, 26 de dezembro de 2010

Mercs (MD)

Arrasando o exército inimigo

Mercs é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Capcom; lançado em 1990 para Arcade, o game é a sequência do jogo Commando, lançado anos antes para Arcade e consoles domésticos. Este game recebeu versões para vários consoles e computadores domésticos nos anos seguintes ao seu lançamento para Arcade. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1991 e que teve a participação da Sega na produção; esta versão do jogo conta com várias diferenças se comparada a de Arcade.

História

A história do jogo varia de acordo com o modo escolhido pelo jogador.
No modo "Arcade", o enredo do game permanece inalterado. O jogador assume o controle de um soldado profissional, altamente treinado em táticas de anti-terrorismo, contratado pelo governo dos EUA para auxiliar uma campanha extremamente sigilosa. Enquanto fazia uma campanha pela paz mundial em um país no centro da África, o ex-presidente dos EUA foi sequestrado por um grupo de revolucionários. Por motivos diplomáticos, o governo não pode intervir militarmente na região, em vez disso, um grupo de mercenários de elite conhecido como "Mercs" foi contratado para resgatar o presidente e deter os rebeldes que tentam tomar o poder.
No modo "Original", o enredo é totalmente diferente. A Casa Branca recebeu um relatório informando que o governo de Quira está desenvolvendo em segredo mísseis balísticos de longo alcance. Temendo que o aumento do poderio militar de Quira possa afetar o equilíbrio de poder no mundo e que isso resulte em uma guerra, o presidente dos EUA ordenou que os "Mercs", um grupo de mercenários de elite, destrua os mísseis.

Gráficos

São muito bons; o visual geral do jogo é simples, mas muito bem feito; os personagens são simples, mas bem feitos e com algum detalhamento; os soldados inimigos são simples e não muito variados, mas são bem feitos, os veículos inimigos são, em sua maioria, bem feitos, grandes e detalhados, principalmente os mestres; os cenários são simples, mas bem feitos e variados; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; as músicas presentes no jogo são muito boas, sendo bastante empolgantes e combinando bem com a ação do game; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com controles que respondem bem; esta versão de Mercs possui dois modos de jogo com várias diferenças entre si, mas que ainda possuem características em comum, sendo esses modos relativamente próximos um do outro. Em ambos os modos a jogabilidade é bastante rápida e caótica, com o personagem devendo correr para sobreviver aos combates.
Um dos modos de jogo é o modo "Arcade", que reproduz fielmente a jogabilidade do game original. Aqui o jogador controla um soldado e deve lutar contra exércitos de inimigos, armado com um fuzil e algumas bombas que destroem tudo aquilo que está próximo ao alvo; o personagem possui uma barra de energia, que ao esvaziar completamente consome um continue; o jogo possui uma boa variedade de power-ups espalhados e estes dão desde pontos, novas armas e até mesmo recuperam e aumentam a barra de energia.
No modo "Original", a estrutura básica do jogo permanece a mesma, mas muitos aspectos mudam, como o sistema de power-ups, agora alguns deles servem como moeda para o jogador, em alguns momentos, aumentar o poder de fogo de suas armas; outra mudança foi a adição de novos soldados, cada um com uma arma diferente e que o jogador pode assumir o controle durante a fase; se um dos soldados morrer, outro assume seu lugar e, quando todos os soldados do jogador morrem, é fim de jogo. A dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

Essa versão de Mercs lançada para Mega Drive foge do lugar comum das conversões de jogos de Arcade para consoles domésticos, apresentando acréscimos substanciais, este game se revela bastante amplo e variado, proporcionando mais horas de diversão; em suma, mais que recomendado!

Referências

Nenhum comentário: