quinta-feira, 24 de março de 2011

Phantom 2040 (MD)

O espírito que anda

Phantom 2040 é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Viacom New Media; lançado em 1995 para Mega Drive e Super Nintendo, o game é baseado na série animada "Phantom 2040", que por sua vez foi inspirada nas histórias em quadrinhos do Fantasma, criado por Lee Falk em 1936. O jogo é um game de ação com ênfase na exploração. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive.

História

O game se passa no mesmo universo do desenho animado, se inspirando em vários episódios para construir o enredo do jogo, trazendo a luta do Fantasma para impedir a Maximum Inc. de dominar Metropia.

Gráficos

São ótimos; o visual do game é bastante fiel ao do desenho animado, apresentando a mesma estética futurista e estilo característico; o personagem é bem feito e tem algum detalhamento; os inimigos são bem feitos, variados e detalhados, com destaque para os maiores; os cenários são ótimos, muito bem feitos, diversificados e detalhados, retratando diversos ambientes, mesmo dentro de um único estágio; durante todo o jogo há cutscenes muito bem feitas que ajudam a contar a história do game; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo dão muito boas, variando entre composições mais empolgantes em alguns momentos e tensa em outros; a trilha sonora de Phantom 2040 é ótima e combina perfeitamente tanto com o visual futurista quanto com a ação presente no game; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Phantom 2040, como dito anteriormente, dá ênfase à exploração, apresentando muitos ambientes vastos, repletos de segredos e que podem ser explorados em seus mínimos detalhes, além disso, há muitos inimigos pelas fases, além dos mestres; o estilo da jogabilidade do game sofreu alguma influência de Super Metroid, com o acréscimo da exploração à ação habitual, resultando em uma combinação muito interessante e divertida.
Antes de entrar nas fases, há um mapa de Metropia, com vários locais que podem ser visitados, a princípio o Fantasma pode visitar todos, mas para poder explorar muitos deles é necessário obter algum item para abrir caminho; dentro dos estágios há vários caminhos que podem ser seguidos, alguns deles abertos a princípio, enquanto outros estão escondidos atrás de paredes falsas que podem ser destruídas, a linearidade e a obviedade são coisas incomuns durante toda a aventura em razão da quantidade de segredos, muitos deles escondidos em pontos pouco comuns. Durante os estágios há vários inimigos, muitos deles podem ser destruídos facilmente com os armamentos básicos, enquanto outros requerem meios específicos; os mestres são bastante desafiadores, exigindo habilidade e inteligência do jogador para serem derrotados.
O Fantasma é bastante ágil e fácil de ser controlado, podendo andar, correr e pular, além de lutar, manusear armas e equipamentos diversos; todas as habilidades e equipamentos disponibilizados ao personagem são úteis. Inicialmente, o personagem tem como meios de ataque golpes simples como socos e chutes, e uma arma com munição limitada, mas conforme se avança pelo game, novas armas são encontradas; sobre os equipamentos, há em um primeiro momento apenas uma arma que dispara um ganho ligado a uma corda, que permite ao protagonista agarrar-se ao teto ou paredes, contudo, durante o jogo são encontrados novos equipamentos que permitem a transposição de mais obstáculos e concedem novas habilidades. A dificuldade é um pouco alta e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

Apesar de não ter tido o sucesso merecido, Phantom 2040 é um jogo visivelmente acima da média, apresentando ótimos gráficos e trilha sonora, mas seu destaque é a jogabilidade, elaborada e envolvente, que prende a atenção do jogador cada vez mais; em suma, um game como poucos!

Referências

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