quarta-feira, 30 de março de 2011

Arkanoid (MSX)

O jogo

Arkanoid é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Taito; lançado em 1986 originalmente para Arcade, o game recebeu versões para diversos consoles e computadores domésticos nos anos seguintes. O jogo é baseado no game de Arcade Breakout, lançado em 1976 pela Atari. A versão avaliada neste texto é a lançada em 1987 para MSX.

Gráficos

São bons; o visual do game é simples, mas bem feito e colorido; a barra na parte inferior da tela é simples, mas bem feita, podendo assumir formas diferentes ao longo do jogo; os blocos dispostos no cenário são simples e coloridos, com alguns deles sendo mais trabalhados; os cenários ao fundo são bem feitos e variados; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Bom; em muitos momentos do jogo não há música, somente efeitos sonoros, mas as músicas que estão presentes são muito boas e combinam bem com o estilo do game; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Arkanoid é bastante simples e direta, partindo de uma premissa básica: o jogador controla uma barra na parte inferior da tela, que deve lançar e rebater uma bola em direção ao grupo de blocos coloridos na parte superior da área de jogo, com o objetivo de destruir esses blocos, enquanto cuida para que a bola não saia da área de jogo.
Como dito anteriormente, o jogador controla uma barra que fica na parte inferior da área de jogo, que é utilizada para lançar e rebater uma bola, com o objetivo de destruir os blocos e outros objetos que estão na parte superior da tela; apesar de ser bastante simples, o game guarda algumas surpresas. Apesar de ser possível mover a barra somente para a esquerda e para a direita, o jogador pode rebater a bola de diversas maneiras, dependendo de como esta atinge a barra, a bola pode ser rebatida "com efeito" ou de modo que aumente ou diminua sua velocidade, durante o jogo essas possibilidades se revelam bastante úteis. Conforme os blocos são destruídos, alguns deles liberam power-ups, que interferem de forma decisiva nas partidas, concedendo várias capacidades novas ou gerando efeitos diversos no jogo, seja colocando mais bolas no jogo ao mesmo tempo, aumentando a barra ou dando a ela canhões laser, ou permitindo que se pegue a bola ao invés de rebatê-la.
A área de jogo tem o mesmo formato básico durante todo o game, havendo mudanças no desenho ao fundo e na disposição dos blocos; os blocos não são apenas obstáculos a serem destruídos com apenas um toque da bola, alguns deles devem ser atingidos mais de uma vez para serem eliminados, enquanto outros são indestrutíveis. A bola se comporta de várias formas durante a partida, podendo rebater de várias maneiras e mudar de velocidade, algo que torna as partidas mais dinâmicas e interessantes.

O legado

O game Breakdown deixou um legado interessante, pois influenciou tantos jogos que gerou um estilo próprio; um dos games que beberam dessa fonte foi Arkanoid, que ajudou a popularizar a fórmula do jogo original e teve seus próprios clones. A profusão desses jogos não se limitou a consoles e computadores domésticos ou a apenas uma época, alcançando video games portáteis, consoles mais recentes, telefones celulares e jogos em flash.

Considerações finais

Arkanoid é um ótimo jogo, pois embora tenha gráficos e sons simples, compensa com uma jogabilidade dinâmica e divertida, que utiliza uma fórmula atemporal, que continua atraente até os dias de hoje; em suma, um game perfeito para aqueles que buscam uma diversão descompromissada!

Referências

Nenhum comentário: