domingo, 20 de março de 2011

Hudson's Adventure Island (NES)

A série

Adventure Island é uma série de jogos de plataforma desenvolvida e publicada pela Hudson Soft; a franquia teve início em 1986 com o game Hudson's Adventure Island, lançado para Famicom e outras plataformas; nos anos seguintes, a franquia recebeu jogos para NES, Super Nintendo, Game Boy, Turbografix 16 e Nintendo Wii. A série tem como principal característica os ambientes das aventuras, que costumam ser ilhas paradisíacas.

Aventura no paraíso

Hudson's Adventure Island é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Hudson Soft; lançado em 1986 para Famicom e em 1988 para NES, o game é o primeiro jogo da série Adventure Island, apresentando algumas das que viriam a ser as principais características da franquia. O jogo em si é um game de plataforma tradicional, como muitos lançados na mesma época.

História

Master Higgins vive sua vida pacificamente, até o dia em que Evil Doctor sequestra a princesa Leilani e a leva para Adventure Island. Agora, Higgins deve fazer uso de tudo aquilo que está a seu alcance para resgatar a princesa.

Gráficos

São bons; o visual geral do game é simples, mas bem feito e colorido; o personagem principal é simples, mas bem feito; os inimigos também são simples, mas bem feitos e variados; os cenários são muito bem feitos, diversificados e com algum detalhamento, retratando ambientes como florestas e cavernas; a animação do jogo flui bem, sendo consideravelmente rápida em alguns momentos.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo combinam bem com a parte visual e a jogabilidade do game; a trilha sonora de Hudson's Adventure Island é cativante e animada; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Boa, com bons controles; a jogabilidade de Hudson's Adventure Island é tradicional se comparada a de outros jogos de plataforma da mesma época, apresentando uma estrutura de jogo bastante simples, mas divertida; embora o game tenha várias similaridades com outros jogos de plataforma, ainda assim traz algumas características próprias, que influenciam de forma direta e decisiva na jogabilidade.
O personagem controlado pelo jogador pode inicialmente pular, andar e correr, sendo a terceira habilidade acionada com o pressionar constante do B, enquanto a capacidade de pular sofre alterações dependendo da velocidade, podendo Master Higgins pular mais alto enquanto está em movimento; durante a aventura é possível encontrar machadinhas, que são a principal forma de ataque disponível, com o personagem atirando-as contra os inimigos, também é possível encontrar itens que permitem ao protagonista utilizar bolas de fogo contra os inimigos, há ao longo das fases skates, que permitem a Higgins passar pelos cenários mais rapidamente. Uma característica interessante do personagem é que ele possui uma barra de energia, mas que aqui não serve como medidor de resistência a danos, diminuindo conforme o personagem é atingido, adquirindo neste game uma nova função, que é mostrar ao jogador a disposição do personagem para continuar, diminuindo conforme ele anda pelas fases, se a barra de energia se esgotar ou o personagem for atingido, perde-se uma vida.
As fases não são muito variadas no que diz respeito ao design, sendo bastante lineares, mas a disposição dos diversos elementos como inimigos e obstáculos variados ajudam a tornar os estágios mais diversificados; durante as fases há diversos pontos marcados por placas, aos quais o jogador retorna caso morra; muitos dos desafios presentes são superados pela persistência do jogador, em um processo de tentativa e erro, no qual se aprende um pouco mais sobre a fase a cada passo. A dificuldade está no ponto certo.

Considerações finais

Embora não seja um título revolucionário, tampouco um dos grandes clássicos do NES, Hudson's Adventure Island é um bom jogo, proporcionando uma aventura divertida e um desafio honesto, que possui algumas peculiaridades que o impedem de se tornar algo genérico; um jogo que vale a pena, sem dúvida!

Referências

Nenhum comentário: