sábado, 26 de março de 2011

[Lado B] A faca de dois gumes do sucesso

Muitos são os fatores que contribuem para o sucesso de um jogo, sejam gráficos espetaculares, trilhas sonoras orquestradas, enredos profundos e elaborados, ou jogabilidade impecavelmente construída ou envolvente, todos esses fatores podem fazer de um jogo um campeão de vendas, um clássico de sua geração ou até mesmo uma obra-prima, que sobrevive ao teste do tempo. Essa breve introdução foi necessária para que o tema da presente coluna possa ser abordado adequadamente.
O sucesso de um jogo traz para a empresa responsável por sua produção e para as pessoas que trabalharam em seu desenvolvimento algum reconhecimento, prestígio, lucro e visibilidade em razão do ótimo trabalho, mas há o outro lado da recompensa que surge para com os projetos futuros, a expectativa criada pelo excelente jogo lançado e sua ótima recepção, seja pelo público ou pela crítica.
O sucesso de um jogo pode ser resultado de um dos fatores citados anteriormente, bem como pela combinação dos mesmos ou pela presença de outros aspectos que não foram citados, mas que ainda assim contribuíram sobremaneira para seu sucesso; a aclamação pelo público e pela crítica tem o poder de alavancar não apenas a fama dos responsáveis pelo jogo, mas também as vendas do console para o qual foi lançado, tornando-se não apenas um título obrigatório, mas também um "system seller". Exemplos de games assim são abundantes em todas as gerações de consoles, jogos que pelo sucesso alcançado se tornaram chamarizes para os consoles para os quais foram lançados, tornando-se muitas vezes clássicos não apenas entre os jogos da plataforma, mas também de uma geração, ou ainda, uma jóia que continua sendo lembrada por muitos anos, como produto da genialidade da empresa e das pessoas responsáveis por sua criação.
Apesar das vendas expressivas e do reconhecimento pelo bom trabalho realizado, o sucesso estrondoso de um jogo traz também alguns desafios para aqueles que trabalharam em seu desenvolvimento, como a carga de responsabilidade sobre trabalhos posteriores, resultado das ótimas impressões causadas, pois independente da vontade dos produtores do game, a qualidade do primeiro jogo criou um parâmetro de qualidade para os games seguintes, gerando com o anúncio de cada novo game a expectativa de que o novo o jogo que está por vir seja, no mínimo, tão bom quanto o trabalho anterior, isso quando não se espera a superação.
Quando o jogo é estrelado por algum personagem famoso, protagonista de algumas obras-primas do passado, ou um novo game de uma série consagrada, é inevitável a geração de expectativas ainda maiores quanto à qualidade, pois não apenas os referenciais foram estabelecidos, como também superados e revistos algumas vezes, colocando sobre os ombros dos encarregados pelo novo game uma responsabilidade ainda maior do que criar algo de mesmo nível ou ligeiramente superior, pois o histórico de excelência dos jogos anteriores contribui decisivamente para o fomento de expectativas particularmente elevadas.
Na presente coluna busquei discorrer um pouco sobre algumas questões referentes às consequências do sucesso de um game, pois ao mesmo tempo em que traz lucros e prestígio para os responsáveis, coloca sobre os ombros dos mesmos uma responsabilidade de manter o mesmo nível ou superar aquilo que já foi feito em um jogo anterior, sendo esses os aparentes preços do sucesso, seja no universo dos games ou em outras áreas.

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