A série
Micro Machines é uma série de jogos de corrida desenvolvida pela Codemasters e publicada por outras empresas em seus vários jogos; a franquia teve início em 1991 com o jogo de mesmo nome lançado para NES. A série é inspirada nos carrinhos de brinquedo Micro Machines, cujo principal destaque é o tamanho diminuto, consideravelmente menor que um Hot Wheels ou outro do mesmo gênero. Os jogos da série têm como uma de suas principais características o uso de vários veículos diminutos em cenários inusitados.
Veículos pequenos, diversão gigantesca
Micro Machines é um jogo de corrida desenvolvido pela Codemasters e publicado pela Camerica; lançado em 1991 para NES e em 1993 para outras plataformas, o game é o primeiro jogo da série de mesmo nome, trazendo muitas das características que a tornariam famosa. A versão de NES vinha em um elegante cartucho dourado, com um interruptor que mudava a região de compatibilidade do cartucho entre o padrão americano e o europeu.
Gráficos
São ótimos; o visual do game é todo construído sob a perspectiva dos carrinhos de brinquedo, que correm por pistas criadas entre ambientes inusitados para um jogo do gênero, mas triviais para as pessoas, com a câmera posicionada no alto; os carrinhos são pequenos, mas coloridos e variados; os cenários são excelentes, muito bem feitos, detalhados e diversificados, retratando uma variedade de ambientes, como uma mesa de cozinha, caixa de areia, mesa de escritório ou uma mesa de sinuca; a sensação de velocidade proporcionada é muito boa.
Imagens do jogo
Som
Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito boas e combinam bem com o estilo do game, sendo bastante animadas, apesar de estarem presentes apenas entre as corridas; durante as disputas não há música, apenas o ronco dos motores dos carrinhos; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.
Jogabilidade
Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Micro Machines é bastante simples e direta, com os veículos correndo por pistas com traçados bastante variados no que tange à complexidade, em ambientes que apresentam suas próprias características e desafios; a soma desses fatores com as disputas entre os pilotos contribuem para tornar as corridas mais desafiadoras e divertidas.
Antes das corridas, o jogador deve escolher um personagem que o representará nas disputas, essa escolha não afeta a pilotagem dos veículos, podendo ser influenciada apenas pela preferência de quem joga; logo após a primeira corrida, o jogador deverá escolher mais três personagens, que serão seus rivais nas corridas seguintes, a cada série de três corridas, um dos personagens é eliminado e o jogador deverá escolher outro para assumir seu lugar. Caso o personagem controlado pelo jogador não se qualifique para a próxima corrida, ele pode tentar novamente, ao custo de uma vida.
As corridas são simples, mas bastante desafiadoras, variadas e divertidas, pois inúmeros fatores definem as condições das disputas, como o traçado da pista, o ambiente onde ela está e o veículo utilizado; sobre os veículos, eles são bastante variados, tanto na aparência quanto na pilotagem, pois cada um deles possui características únicas, que influenciam na forma com que o jogador deve controlá-los, variando na velocidade, capacidade de superar obstáculos e até mesmo nos danos que podem causar aos outros carros. As pistas estão repletas de obstáculos, muitos deles derivados do próprio ambiente, como trechos com água ou o limite da mesa, de onde o carro pode cair, se o veículo sai do trajeto de modo que não possa voltar por conta própria à pista, o computador o recolocará após alguns segundos. O game pode ser jogado por duas pessoas e a dificuldade é progressiva.
Considerações finais [1]
Micro Machines é um grande jogo, trazendo para o NES corridas dinâmicas, repletas de elementos inusitados e muito divertidas, além disso, o game conta com ótimos gráficos e trilha sonora; a soma de qualidades faz de Micro Machines um clássico!
Considerações finais [2]
A propósito, essa é a postagem nº 400 do blog. Nem em meus sonhos mais loucos poderia imaginar que chegaria tão longe. Meus agradecimentos aos leitores pelo apoio.
Referências
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