segunda-feira, 28 de março de 2011

Castlevania (N64)

A chegada de Castlevania ao Nintendo 64

Castlevania é um jogo de ação desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Kobe e publicado pela Konami; lançado em 1999 para Nintendo 64, o game é o primeiro da série a ser lançado para Nintendo 64. O jogo também é o primeiro da franquia em 3D, buscando trazer para o ambiente tridimensional o estilo e as características que consagraram a série em seus jogos em 2D.

História

Em 1852, após anos de paz e prosperidade, o Conde Drácula desperta de seu sono forçado após sessenta anos, como resultado dos vícios e da maldade da humanidade. Duas pessoas sentem a aproximação do perigo com o despertar do príncipe das trevas, Carrie Fernandez, uma garota com poderes mágicos e Reinhardt Schneider, descendente da família Belmont e atual detentor do lendário chicote Vampire Killer. Carrie e Reinhardt partem para o castelo do vampiro, na Transilvânia, com o objetivo de deter Drácula mais uma vez.

Gráficos

São ótimos; o visual do game é muito bom tanto para a época quanto para o Nintendo 64; os personagens são muito bons, bem modelados, com boas texturas e detalhados; os inimigos são bem feitos e detalhados, muitos deles inimigos clássicos da série, como esqueletos e morcegos, os mestres são criativos e seguem o padrão de outros jogos da franquia; os cenários são muito bons, bem feitos, com boas texturas, objetos e construções bem feitas; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo seguem o padrão de qualidade da série, com composições excelentes; apesar de não haver música em parte das fases, nas partes em que há, as músicas presentes compensam pela qualidade; as vozes dos personagens e do narrador no início do jogo são muito boas; os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis.

Jogabilidade

A jogabilidade deste Castlevania lançado para Nintendo 64 tentou trazer para um ambiente tridimensional o estilo visto e consagrado nos games em 2D, apresentando muitos dos elementos característicos da série e conhecidos dos fãs, mas agora em um novo ambiente e com novos aspectos a serem explorados, também houve a adição de algumas novidades, de modo que a jogabilidade do game se tornasse mais elaborada.
No início do game o jogador pode escolher qual personagem controlar: Carrie Fernandez ou Reinhardt Schneider; cada um com suas habilidades e características próprias. Carrie pode utilizar poderes mágicos como forma básica de ataque, podendo também realizar disparos mais poderosos, acumulando energia, ela também tem como forma de ataque secundária, de curto alcance,  golpes com um par de argolas. Reinhardt tem como ataque básico golpes com o chicote, que pode ser aprimorado ao longo do jogo através de power-ups, sua forma secundária de ataque consiste em golpes com uma espada curta, útil em combates contra inimigos próximos. Ambos os personagens podem utilizar as armas secundárias, que neste jogo são: faca, machado, cruz e água benta; as armas mantiveram suas propriedades originais de ataque, sendo utilizadas ao custo de jóias vermelhas.
Os controles são um pouco duros, exigindo do jogador algum tempo para que se acostume com os mesmos, mas ainda assim alguns problemas são enfrentados; ambos os personagens, apesar de suas características únicas, são controlados da mesma forma, atacando e se movimentando com os mesmos comandos; a câmera do jogo é problemática, pois ainda que possa ser ajustada de algumas formas, ela se posiciona constantemente em pontos que dificultam a visibilidade do jogador do ambiente ao seu redor, dificultando algumas situações. Durante a aventura, o jogador vai se deparar com inimigos menores, mestres e trechos que exigem habilidade e sorte para serem superados; em vários pontos do cenário há jóias brancas, através das quais o jogador pode salvar seu progresso. Uma novidade presente são os quebra-cabeças típicos de jogos de ação/plataforma em 3D, que ajudam a diversificar a experiência de jogo; outra característica presente neste game é a possibilidade de carregar itens que recuperam energia, fazem o dia virar noite e vice-versa, dentre outros efeitos; ao longo da aventura é possível encontrar um personagem que vende itens ao jogador. A dificuldade pode ser selecionada, mas parte considerável dela infelizmente resulta dos controles e da câmera.

Considerações finais

Apesar dos ótimos gráficos e trilha sonora, este Castlevania não consegue alcançar o mesmo nível de qualidade dos games em 2D da série, com problemas na câmera do jogo e nos controles, que comprometem o game, a despeito da qualidade em outros aspectos do game, uma pena.

Referências

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