segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

25 anos de The Legend of Zelda

Introdução

Saudações aos leitores. Para o artigo deste mês que se encerra, decidi abandonar a idéia original que tinha em mente e escrever sobre outro assunto, mais recente e relevante para a ocasião, uma vez que algumas idéias preteridas no momento podem ser aproveitadas futuramente sem qualquer prejuízo. O assunto que será abordado a seguir é de suma relevância não apenas para o público gamer, mas também para o autor deste blog, uma vez que este artigo é feito em virtude da comemoração do início de uma das séries mais aclamadas e longevas da indústria, com títulos lançados para praticamente todos os consoles da Nintendo após o NES, e que continua recebendo novos games até os dias de hoje, sempre cercados de muitas expectativas. Sem mais delongas, o assunto do artigo deste mês é o aniversário de 25 anos de The Legend of Zelda, game que deu início a uma das principais séries da Nintendo, cultuada pelo público e aclamada pela crítica.

O épico

The Legend of Zelda é um jogo de aventura desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1986 para Famicom Disk System e posteriormente para NES, o game dá início à série de mesmo nome, trazendo um universo fantástico, com uma mitologia própria e que pode ser explorado pelo jogador em seus mínimos detalhes. O game foi criado por Shigueru Miyamoto, o homem responsável por criar Mario e que criou o jogo inspirado em experiências de sua própria infância, enquanto explorava um bosque perto de sua casa, de acordo com Miyamoto, uma das experiências mais marcantes foi a descoberta da entrada de uma caverna no meio do bosque, após alguma hesitação, ele entrou apreensivo na caverna e a explorou com a ajuda de uma lanterna.
The Legend of Zelda trouxe ao NES um universo vasto, que pode ser totalmente explorado, com cavernas, desertos, montanhas, masmorras e outros ambientes, que podem ser livremente visitados pelo jogador, bastando para isso coragem e habilidade, conquistadas de forma progressiva conforme o jogador se aventura por Hyrule, uma terra que é ao mesmo tempo encantadora e hostil.

Após o jogo

The Legend of Zelda foi um divisor de águas não apenas dentro da Nintendo, como também na indústria, trazendo diversas novidades em termos de game design e de experiência de jogo, ao proporcionar uma experiência que fugia da linearidade e oferecia todo um mundo para ser explorado livremente; outra novidade foi a adição de uma bateria ao cartucho para permitir que o progresso do jogador fosse salvo, uma novidade para a época.
Dentro da Nintendo, o game deixou seu legado particular, ao dar início a uma das principais séries da empresa, cujos personagens e símbolos se tornaram parte da cultura gamer, gerando reflexos inclusive na cultura popular; além disso, a franquia recebeu jogos para todos os consoles da Nintendo com exceção do Virtual Boy, e cada um desses jogos trouxe mais contribuições para a construção de um universo riquíssimo e cultuado pelos jogadores.
O universo de Link não ficou restrito aos video games, pois a série foi além desse meio, ganhando uma série animada nos EUA e adaptação de histórias dos games para mangá no Japão, ambos oficialmente apoiados pela Nintendo.

Conclusão

Nesse artigo busquei discorrer um pouco sobre o jogo The Legend of Zelda de uma forma diferente da análise feita há alguns meses, mas também tive o objetivo de fazer uma homenagem ao game, que completou 25 anos agora em 2011, o jogo é um clássico incontestável por inúmeras razões e deu início a uma das maiores séries da Nintendo.
Esse artigo foi particularmente importante para mim, pois a série The Legend of Zelda é uma de minhas favoritas, fazendo parte da minha história com um controle em mãos; embora o primeiro game não tenha feito parte dessa história de forma tão significativa quanto merecia, reconheço sua importância e aqui o parabenizo por seus 25 anos. E que as aventuras de Link em Hyrule continuem por muitos anos!

Referências

Nenhum comentário: