quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rolling Thunder (NES)

A série

Rolling Thunder é uma série de jogos de ação desenvolvida e publicada pela Namco; a franquia teve início com o jogo de mesmo título, lançado em 1986 para Arcade, desde então, a série recebeu novos jogos para Arcade e conversões desses games para consoles e computadores domésticos nos anos seguintes. Os jogos caracterizam-se pela ação distinta e jogabilidade característica, que traz consigo uma dificuldade particularmente elevada.

Trocando tiros

Rolling Thunder é um jogo de ação desenvolvido pela Namco e publicado também pela Namco ou por outras empresas, dependendo da versão; lançado em 1986 para Arcade, o game recebeu versões para os computadores Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, ZX Spectrum e NES nos anos seguintes. O game em si é um jogo de ação com características bastante distintas, que o faz se destacar entre outros jogos do mesmo gênero. A versão avaliada neste texto é a lançada para NES em 1989, publicada nos EUA pela Tengen e que não teve licenciamento oficial da Nintendo.

História

O jogador assume o controle do agente com o codinome "Albatross", membro da Rolling Thunder, a melhor polícia secreta do mundo. Albatross tem a missão de deter a organização secreta Geldra e seus planos de dominação global, assim como resgatar a agente Leila Blitz, capturada pelo grupo criminoso.

Gráficos

São ótimos para os padrões do NES; o visual do game conseguiu reproduzir muito bem para os padrões do NES a estética do jogo de Arcade; o personagem é grande e bem definido, mas não muito detalhado; os inimigos são bem feitos, mas não muito diversificados, embora as cores de seus uniformes possam variar; os cenários são ótimos, bem feitos, diversificados e com algum detalhamento; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com a ação, podendo ser mais tensas em alguns momentos; apesar de não ser muito diversificada, a trilha sonora de Rolling Thunder possui músicas memoráveis, que conseguem compensar essa falta de variedade; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, os controles são um pouco duros e requerem algum tempo até que o jogador se acostume com os mesmos; a jogabilidade de Rolling Thunder é bastante característica, apresentando momentos de ação intensa, mas que não se resumem apenas a inimigos e mais inimigos em um cenário simples, mas trazendo confrontos memoráveis em cenários bastante elaborados e sob condições frequentemente adversas ao jogador, nos quais um único tiro faz toda a diferença.
O personagem controlado pelo jogador pode andar, pular e manusear armas de fogo, habilidades comuns para um personagem de jogo de ação, mas a forma como esses movimentos são feitos é digna de nota, pois Albatross pode dar um pequeno pulo, útil para superar obstáculos pequenos como caixas, como também pode dar um pulo maior, necessário para ter acesso a plataformas mais elevadas do cenário, o que diferencia um pulo do outro é o comando utilizado pelo jogador, para o salto menor é necessário apenas pressionar o botão de pulo, enquanto para o pulo mais alto é preciso apertar cima e botão de pulo ao mesmo tempo; ao longo das fases, há portas nas quais o jogador pode entrar para se esconder de inimigos ou recolher itens, para entrar nessas portas, é preciso apenas permanecer diante delas e pressionar cima; quanto às armas presentes no jogo, Albatross carrega consigo uma pistola com munição limitada, mas durante as fases é possível encontrar mais munição ou até mesmo uma submetralhadora, arma poderosa, mas também com munição limitada. O personagem possui uma pequena barra de energia, mas ela se revela pouco necessária, pois em muitos casos o personagem morre ao ser atingido apenas uma única vez, o que força o jogador a ser cauteloso durante toda a missão.
As fases são bem feitas no que diz respeito à disposição dos obstáculos e elementos do cenário, com vários pontos onde é possível tanto o jogador quanto os inimigo se esconderem, como atrás de portas ou caixas; os inimigos possuem comportamentos e resistência variados, podendo alguns deles aguentar mais de um tiro, atirar contra o jogador e se esconder ou até mesmo lançar bombas; o tempo, assim como a munição, é um  recurso limitado, e a forma como o jogador lida com essas limitações é fundamental para determinar o sucesso da missão. A dificuldade é bastante elevada e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

A versão de Rolling Thunder para NES é uma excelente conversão do game original de Arcade, pois apesar das limitações do console doméstico, o game manteve a essência da versão original, com combates intensos, além disso, o jogo conta com ótimos gráficos para os padrões do console, assim como uma boa trilha sonora; o conjunto de qualidades apresentado faz deste game um título memorável!

Referências

Nenhum comentário: