sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bomberman II (NES)

Explodindo pela justiça

Bomberman II é um jogo de ação baseado em labirintos desenvolvido e publicado pela Hudson Soft; lançado em 1991 no Japão para Famicom e em 1992 nos EUA para NES, o game é a sequência do primeiro Bomberman, mantendo algumas de suas principais características e apresentando diversas novidades e melhorias em vários aspectos se comparado ao game anterior.

História

O protagonista do jogo, White Bomberman, estava andando na rua quando testemunhou um assalto a banco praticado por Black Bomberman, o assaltante acaba nocauteando White Bomberman durante a fuga e deixa o produto do roubo com ele; o protagonista é preso injustamente por um crime que não cometeu enquanto o verdadeiro criminoso escapa. Agora, White Bomberman deve fugir da cadeia e trazer Black Bomberman à Justiça da única forma possível, explodindo tudo aquilo que estiver em seu caminho.

Gráficos

São ótimos; houve um salto de qualidade se comparado ao game anterior, com este jogo apresentando um visual mais refinado; o personagem é simples, mas muito bem feito; os inimigos são bem feitos e variados; os cenários são excelentes, muito bem feitos, detalhados e variados, com diversos temas como: prisão, floresta, montanha, dentre outros; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes neste jogo são muito boas e combinam bem com o game, sendo bastante animadas; a trilha sonora de Bomberman II segue o estilo da de seu antecessor, com músicas simples, porém bem feitas e animadas; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis, com destaque para as explosões.

Jogabilidade

Excelente, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Bomberman II mantém muitas das características presentes no game anterior, mas com algumas novidades e aprimoramentos em vários aspectos, que tornam a experiência de jogo ainda mais interessante e divertida.
A principal característica, que é o uso de bombas pelo jogador para abrir caminho, eliminar inimigos e lidar com outros obstáculos foi mantida, havendo a possibilidade de aprimorar diversos aspectos dos explosivos e do personagem através de power-ups, é possível tornar White Bomberman mais rápido e permitir que ele deixe mais bombas pelo cenário ao mesmo tempo, assim como é possível aumentar o alcance das explosões ou controlar o tempo de detonação da bomba; esses itens influenciam diretamente e de forma decisiva nas fases, principalmente conforme se avança pelo jogo, pois os inimigos se tornam mais desafiadores e difíceis de serem destruídos. Em cada fase há pelo menos um power-up, e os efeitos de alguns deles são cumulativos, podendo o jogador recolher vários ao mesmo tempo. Assim como destroem inimigos e abrem caminho, as bombas também podem destruir o personagem ou gerar efeitos adversos caso atinjam determinados itens do cenário, como os power-ups e as saídas, que caso sejam atingidos pela explosão, liberam mais inimigos no cenário, devendo o jogador cuidar para que as explosões não atinjam esses itens.
As fases são bastante variadas no que diz respeito aos desafios apresentados, exigindo do jogador inteligência para destruir os inimigos, principalmente aqueles mais desafiadores; o jogador deverá passar por séries de oito estágios para que haja mudança de cenário; de modo geral existem apenas dois modelos básicos de cenário, sobre os quais mudanças estéticas e de disposição de elementos são feitas: um cenário menor, com área delimitada pela tela e outro maior, cuja extensão está além do alcance da câmera. O jogo possui modos de competição para vários jogadores, nos quais vence aquele que explodir o adversário primeiro. A dificuldade está no ponto certo e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

Bomberman II apresenta melhorias significativas em vários aspectos se comparado a seu antecessor, apresentando gráficos e trilha sonora aprimorados, assim como novidades na jogabilidade; a excelente fórmula do Bomberman original aqui foi levada ao estado de arte, em um game que pode ser merecidamente chamado de clássico!

Referências

Nenhum comentário: