domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aaahh!!! Real Monsters (MD)

O jogo

Aaahh!!! Real Monsters é um jogo de plataforma desenvolvido pela Realtime associates inc. e publicado pela Viacom New Media; lançado em 1995 para Mega Drive e Super Nintendo, o game é inspirado na série animada de mesmo nome, criada por Klasky Csupo para o canal Nickelodeon; o game em si é um jogo de plataforma com um estilo comum para sua época, mas com algumas características próprias. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive.

História

O jogo apresenta as aventuras dos protagonistas do desenho animado, Ickis, Oblina e Krumm, em sua busca pela aprovação no teste da Academia Monstro para serem classificados como "monstros de verdade", devendo para isso cumprir uma série de objetivos estabelecidos pelos examinadores a cada fase.

Gráficos

São muito bons; o visual geral do game reproduz muito bem o estilo do desenho animado; os personagens não são muito grandes, mas são bem feitos e detalhados, fiéis à animação; os cenários são muito bem feitos, detalhados e variados, retratando diversos ambientes, como lixões e escolas; outros personagens que aparecem durante o jogo são bem feitos e variados; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são simples, mas combinam bem tanto com a estética do game quanto com o estilo do jogo; apesar da simplicidade, a trilha sonora é bastante agradável; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Aaahh!!! Real Monsters tem como dito anteriormente, um estilo bastante comum ao de outros jogos de plataforma da mesma época, mas com algumas características peculiares, que dão a este jogo um estilo próprio e que tornam a experiência mais interessante.
O jogador assume o controle do trio de personagens Ickis, Oblina e Krumm, que se movimentam e são controlados como se fossem um personagem só, compartilhando entre si diversos marcadores; embora cada personagem possua algumas habilidades próprias, eles são controlados da mesma maneira, podendo o jogador escolher qual personagem controlar a qualquer momento, essa escolha influencia no uso de certas habilidades pelo trio. Quando o jogador está controlando Ickis, a habilidade especial do personagem permite ao trio planar por um breve momento, no controle de Oblina, os personagens sobem uns nos outros, tornando possível assim o acesso a locais e itens fora do alcance do pulo, quando se controla Krumm, é possível observar pontos distantes do cenário; além das habilidades únicas, todos os personagens podem pular, arremessar lixo nos inimigos ou assustá-los.
As fases costumam ter objetivos simples, como recolher determinados itens ou assustar pessoas; embora os objetivos possam ser simples, os cenários contribuem significativamente para torná-los mais complexos, sendo bastante elaborados, com diversos caminhos, obstáculos e armadilhas, que exigem não apenas habilidade nos controles para serem superados, mas também o uso das habilidades especiais de cada personagem. A dificuldade está no ponto certo.

Considerações finais

Embora não seja uma obra-prima dentro de seu gênero, Aaahh!!! Real Monsters é um bom jogo, apresentando bons gráficos, boa trilha sonora e jogabilidade variada e desafiadora; um jogo recomendado para fãs do desenho e para aqueles que buscam um game divertido para matar o tempo!

Referências

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