sábado, 26 de fevereiro de 2011

[Lado B] Fim da novela?

Apesar de a presente coluna tratar sobre um jogo recente, com lançamento previsto para Maio de 2011, a história envolvendo o desenvolvimento do game desde o início, assim como as previsões iniciais de seu lançamento remontam à década de 1990, o que insere o assunto trazido ao debate dentro da proposta original do blog.
Duke Nukem Forever, aguardada sequência do aclamado Duke Nukem 3D, foi anunciada pela 3D Realms que estava em desenvolvimento em Abril de 1997, gerando expectativas quanto ao como o jogo seria. A data inicial para o lançamento do game era meados de 1998. De 1997 até hoje, 2011, o game teve diversas datas de lançamento anunciadas e alteradas em razão de mudanças no jogo, esses adiamentos constantes e que duraram mais de uma década fizeram do game um vapoware, e uma fonte de piadas nesse período; mas em 2010 foi anunciado que o jogo seria lançado apesar de todos os problemas, contratempos e acidentes de percurso ao longo de todo esse tempo, embora o lançamento do game tenha sido anunciado inúmeras vezes, desta vez o anúncio parece ser mais sólido.
A longo de todos esses anos mudanças foram feitas, desde substituições da engine do jogo, adições e alterações nos modos de jogo, passando por mudanças das empresas responsáveis pela produção do jogo e até mesmo o fechamento da 3D Realms, o que na época em que aconteceu representou para muitos o atestado de óbito de Duke Nukem Forever. Apesar de todos esses percalços, algumas prévias foram feitas ao longo de todos esses anos, mostrando ao público e à crítica aquilo que estava por vir até o presente momento, essas prévias fomentaram a curiosidade das pessoas por alguns momentos, principalmente enquanto o jogo se mostrava como uma realidade vindoura e não como uma piada da indústria.
Diante disso, fica a pergunta: em qual momento nesses 14 anos entre o primeiro anúncio e a última data prevista para o lançamento do game ele se tornou algo (quase) irreal? Não há um momento exato, pois a transformação de um jogo cuja previsão inicial de lançamento era no final da década de 1990 para um vapoware aconteceu quando as sucessivas mudanças na engine do jogo, feitas na tentativa de se utilizar sempre o que havia de melhor, talvez ignorando o fato de que inovações surgem constantemente, somadas a isso, houve também as constantes alterações e adições de novidades ao projeto original, algo que empurrava ainda mais para frente o lançamento do jogo; os fatores até aqui expostos têm parcela considerável de responsabilidade quanto aos eternos adiamentos do lançamento de Duke Nukem Forever, mas eles não são os únicos culpados, pois os anúncios frequentes de datas de lançamento e adiamentos feitos em vez de se lançar o jogo pronto de uma vez contribuíram sobremaneira para tornar o game uma eterna promessa cada vez mais distante da realidade.
Em 2010 foi feito (mais) um anúncio quanto ao lançamento de Duke Nukem Forever, mas dessa vez a promessa parecia mais sólida que as anteriores, com a apresentação de uma edição especial do jogo, que virá acompanhada de vários mimos para os compradores; o que torna esse anúncio mais sólido é o fato de que a Gearbox Software e a 2K Games assumiram o projeto e declararam que o jogo se encontra em fase final de produção, anunciando o lançamento para Maio de 2011.
Para finalizar, a eterna promessa chamada Duke Nukem Forever parece que finalmente será cumprida, agora resta saber se após todos esses anos de espera o jogo finalmente será lançado, ou melhor: se ele valerá à pena. Essas perguntas, até o momento, serão respondidas pelo tempo.

Nenhum comentário: