segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alien Storm (MD)

Destroçando alienígenas invasores

Alien Storm é um beat'em up desenvolvido e publicado pela Sega; lançado em 1990 para Arcade, o game recebeu versões para consoles e computadores domésticos nos anos seguintes; o jogo em si é um beat'em up com algumas características em comum com outros jogos do gênero, ao mesmo tempo em que possui algumas peculiaridades. O game foi relançado em 2007 como parte da coletânea Sega Mega Drive Ultimate Collection, para XBox 360 e PlayStation 3. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1991.

História

Alienígenas hostis estão invadindo a Terra e a única coisa que os separa de seus planos de dominação do planeta azul é um grupo chamado "Alien busters", que tem como objetivos destroçar a força invasora e mandá-la de volta para o lugar de onde veio.

Gráficos

São bons; o visual geral do game é simples, mas bem feito e colorido; os personagens são simples, mas bem feitos; os inimigos são bem feitos e variados até certo ponto; os cenários são bem feitos, variados e detalhados; em alguns momentos o game passa para a primeira pessoa, nesses trechos do jogo, os inimigos são mais detalhados e aparecem com diferentes tamanhos, dentro de um cenário com profundidade, combinação essa que gerou um efeito interessante; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com o estilo do game, ajudando a trazer a tensão de uma invasão; a trilha sonora de Alien Storm pode não ser uma das melhores do Mega Drive, mas está de acordo com o jogo; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Alien Storm possui várias características em comum com outros beat'em ups de sua época, apresentando um estilo direto e objetivo, entretanto, este game apresenta algumas características próprias, que contribuem significativamente para tornar a experiência de jogo mais variada, impedindo que o game se torne genérico.
Os três personagens disponíveis para o jogador, embora tenham armas próprias, são controlados da mesma forma, contando com um ataque básico, que pode ser utilizado dentro de uma sequência contra os inimigos; além desse ataque básico, o personagem pode rolar para um ponto mais distante da tela com o apertar de um botão, esse movimento se revela bastante útil, principalmente quando se enfrenta muitos inimigos ao mesmo tempo; há também um ataque especial, que é capaz de eliminar todos os inimigos na tela, porém, esse ataque pode ser utilizado apenas algumas vezes.
As fases são bastante simples e diretas na maior parte do tempo, devendo o jogador destruir todos os alienígenas que aparecem, assim como resgatar alguns humanos em poder dos invasores; os inimigos não exigem estratégias muito elaborados para serem eliminados, devendo o jogador atacá-los o suficiente até que morram, enquanto toma cuidado para não ser atingido ou encurralado pelos vários inimigos que surgem em alguns momentos. Em algumas fases, a câmera assume a perspectiva de primeira pessoa, com o jogador vendo o mundo pelos olhos do personagem, em trechos nos quais o objetivo é eliminar todos os alienígenas de determinado ambiente, com o controle da arma nas mãos do jogador, e a movimentação do personagem controlada automaticamente. O jogo possui diversos modos para dois jogadores e a dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

Apesar de não ser tão bom quanto outros beat'em ups da Sega como Streets of Rage ou Golden Axe, Alien Storm é um bom jogo, apresentando uma experiência simples e direta, mas ainda assim muito divertida; em suma: um game simples e com jogabilidade descompromissada, mas muito divertido!

Referências

Nenhum comentário: