sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rollerball (MSX)

O jogo

Rollerball é um jogo de pinball desenvolvido e publicado pela HAL Laboratory; lançado em 1984 para MSX, o game recebeu uma versão para NES em 1988. O game em si é um jogo de pinball que segue o estilo tradicional das máquinas clássicas, trazendo para o MSX uma experiência mais próxima possível do jogo original.

Gráficos

São ótimos; o visual do game é simples, mas muito bem feito e colorido; a mesa possui um design simples e não muito detalhado, mas ainda assim muito bem feito, com quatro níveis diferentes entre si no que diz respeito à disposição e variedade dos objetos; a animação do jogo é digna de nota, pois a movimentação da bola flui impecavelmente, sendo bastante rápida, a transição entre as telas também é espetacular, pois ocorre de forma rápida e suave, sem cortes abruptos na imagem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; durante boa parte do jogo não há uma trilha sonora, mas em algumas áreas da mesa há música, como na parte inferior, na qual há uma música particularmente tensa e que combina muito bem com o momento; o destaque desse aspecto fica por conta dos efeitos sonoros, presentes a todo momento, os efeitos são bastante variados e contribuem significativamente para melhorar a experiência de jogo, embalando as partidas e "narrando" a ação.

Jogabilidade

Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Rollerball busca ao máximo reproduzir a experiência de se jogar em uma mesa de pinball, apresentando muitos de seus elementos característicos, como os flippers, bumpers, bola, lançador, placar, dentre outros; esses elementos, somados a outros fatores contribuem de forma decisiva para a criação de um ótima experiência de jogo.
A mesa de jogo, como dito anteriormente, possui quatro níveis diferentes entre si, esses níveis passam a ser acessados a partir do lançamento da bola, iniciando-se pelo nível mais alto; conforme o desempenho do jogador no controle dos flippers, é possível permanecer no mesmo nível por bastante tempo, assim como subir para uma área superior, caso caia para algum nível inferior, a partida continua e não há qualquer no placar quanto a isso; nenhum dos níveis da mesa é meramente de transição entre uma área e outra, havendo flippers e outros elementos em todos eles; no último nível da mesa há o ponto por onde é possível perder a bola.
As partidas são bastante dinâmicas, graças às respostas rápidas dos controles e a velocidade do jogo, que garante a movimentação da bola e a transição entre as áreas da mesa de forma rápida e com bastante fluidez. Há modos de jogo para dois jogadores e a dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

Rollerball é um ótimo simulador de pinball, apresentando muitos dos elementos característicos do jogo original, em conjunto com bons gráficos e jogabilidade rápida, que contribuem sobremaneira para a construção de uma ótima experiência de jogo; o game se revela uma ótima opção tanto para fãs de pinball quanto para aqueles que querem uma diversão descompromissada!

Referências

Nenhum comentário: