Infelizmente, a coluna sofreu um atraso de uma semana em sua publicação por razões pessoais. Peço desculpas.
A capacidade de prender a atenção do jogador, de modo que este se envolva e "mergulhe" na história e na experiência é uma característica interessante de alguns jogos, que por meio do enredo ou da jogabilidade, cativam o jogador, envolvendo-o cada vez mais na experiência conforme a história se desenrola ou recordes, limites e adversários são superados. Um dos fatores que podem prender, ou perder a atenção do jogador em um game é o enredo, pois uma história bem elaborada cativa o jogador, que passa cada vez mais tempo com o jogo e se esforça cada vez mais para avançar pelo game e ver o desenrolar da história, o desenvolvimento da trama, as novas aventuras, agruras e os desfechos possíveis, seja para um mundo ou os personagens neles inseridos; uma trama elaborada, bem desenvolvida e com um bom final são fatores que contribuem para aumentar o envolvimento do jogador com o game, quanto ao final, ele não precisa ser necessariamente feliz, mas quando bem desenvolvido e convincente, pode ser a diferença entre uma segunda visita à aventura e a destruição da mídia onde o jogo está armazenado.
Outro fator que tem grande poder para prender a atenção do jogador é a jogabilidade, uma mecânica de jogo bem construída que não se limita apenas a cumprir satisfatoriamente aquilo a que se propõe, mas que vai além, entregando ao jogador uma experiência que não se restringe a termos como "satisfatória" ou "divertida", envolvendo o jogador em uma experiência que não precisa ser necessariamente complexa ou acompanhada de um roteiro cinematográfico, mas que apenas cative o jogador de tal modo que ele fique "preso" ao jogo, envolvido com o mesmo, um exemplo de jogo simples, mas envolvente é Tetris, o clássico quebra-cabeça soviético, cuja jogabilidade encontra a perfeição na simplicidade, tornando-se um ícone dos games e também da cultura popular.
A interação entre o enredo e a jogabilidade é um ponto crucial no que diz respeito à capacidade de um jogo em prender a atenção do jogador, pois a história e a mecânica de jogo devem funcionar minimamente bem em conjunto para que a experiência seja satisfatória, porém, a total integração entre o enredo e a jogabilidade fazem a diferença quando o assunto é envolver o jogador. Quando o enredo e a jogabilidade não "conversam" entre si, alguns resultados são possíveis, como a transformação do jogo em um mero filme interativo, no qual o jogador não possui qualquer poder de decisão ou possibilidade de influenciar a história, sendo apenas o controlador do ritmo do desenrolar do enredo, cuja velocidade é influenciada pelo desempenho de quem joga. Um jogo pode não depender do enredo, mas dentro de um jogo, uma história boa depende da jogabilidade, embora essa dependência possa não ser extrema, ela ainda existe.
Para finalizar, a imersão do jogador em um game é algo que depende de vários fatores e da interação destes entre si em algum grau, pois uma história coesa e envolvente, somada a uma jogabilidade bem elaborada e que funciona em conjunto com o enredo pode ajudar a envolver o jogador na experiência, embora essa capacidade de prender a atenção de quem joga não seja o único fator determinante da qualidade de um game.
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