O jogo
Hard Drivin' é um jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Atari; lançado em 1989 para Arcade, o game é um simulador de pilotagem, que permite ao jogador controlar um carro esporte de forma bastante realista para a época, com o uso de recursos como física avançada dentro do game e volante com force feedback. O jogo recebeu versões para diversos consoles e computadores domésticos nos anos seguintes. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1991 e que foi publicada pela Tengen.
Gráficos
São muito bons para a época; o visual deste game é bom, apesar das limitações do hardware do Mega Drive se comparado à máquina de Arcade; todo o visual do game é feito em 3D, bastante rudimentar para os padrões atuais, é verdade, mas ainda assim bem interessante, a câmera é normalmente posicionada na primeira pessoa, dando ao jogador uma visão próxima a que seria do piloto, embora em alguns momentos ela esteja em outros ângulos, principalmente quando mostra replays de ações do jogador; todo o ambiente, assim como os objetos nele presentes são poligonais, simples, sem texturas, mas bem feitos; a animação do jogo flui bem e a sensação de velocidade proporcionada é boa.
Imagens do jogo
Som
Bom; durante a maior parte do jogo não há música, somente o ronco do motor do carro, pneus cantando e efeitos sonoros relacionados a batidas, todos esses efeitos são bons e cumprem bem seus papéis.
Jogabilidade
Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Hard Drivin', como dito anteriormente, é focada na simulação, o que confere a ela um caráter mais técnico, exigindo do jogador uma forma diferente de guiar o carro, uma vez que as leis da física atuam com maior intensidade no ambiente do game, buscando dessa forma maior realismo.
O carro é controlado de forma simples, dispondo de comandos como: aceleração, freio e controle sobre a direção, isso é o suficiente para guiar o carro pelas pistas; a pilotagem, especialmente conforme a velocidade aumenta, sofre uma influência igualmente crescente de diversos fatores que atuam sobre o carro, tornando-o mais difícil de ser conduzido, esses fatores são: a força centrífuga durante as curvas, a perda de aderência dos pneus em algumas circunstâncias, a maior facilidade do carro rodar quando se está em alta velocidade, dentre outros. O domínio, ainda que razoável, da pilotagem requer algum tempo e o aprendizado de alguns truques, como o controle do veículo quando este começa a sair de lado e o controle mais preciso da aceleração e do freio em certas situações.
A pista é somente uma, mas ela se divide em duas seções, que podem ser livremente acessadas pelo jogador. A primeira seção é a pista de velocidade, que não possui desafios incomuns, apenas curvas, alguns aclives, declives e veículos que também estão na via; nessa pista é possível atingir velocidades mais altas e o desafio fica por conta do controle do veículo em alta velocidade, principalmente nas curvas e quando há outros carros no caminho. A segunda seção da pista é a pista de desafios, repleta de trechos bastante inusitados e que requerem técnicas distintas de pilotagem para serem superados, como no caso da ponte suspensa, nesse desafio é necessário saber controlar a velocidade para o salto, pois se este for feito a uma velocidade muito alta ou baixa demais o resultado pode ser uma colisão; outros desafios presentes nesse setor são: o looping e um trecho inclinado. Em ambas as pistas, a corrida também é contra o tempo, devendo o jogador passar por checkpoints para ganhar tempo extra.
Considerações finais
Hard Drivin' é um jogo bastante interessante para a época em que foi lançado, apresentando um visual que impressionava pelo uso de um ambiente 3D, ainda que este visual não tenha envelhecido bem; além disso, a jogabilidade que busca entregar certo grau de realismo é muito boa, exigindo do jogador um modo diferente de controlar o carro; em suma, um game interessantíssimo!
Referências
Killer List of Videogames http://www.arcade-museum.com/game_detail.php?game_id=8072
Nenhum comentário:
Postar um comentário