terça-feira, 10 de maio de 2011

Dynamite Duke (MD)

O jogo

Dynamite Duke é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Seibu Kaihatsu Co.; lançado em 1989 para Arcade e posteriormente para algumas plataformas domésticas. O game é um jogo de ação com um estilo simples e direto, próprio de jogos de Arcade, utilizando-se de uma mecânica de jogo toda em 2D, mas com uma perspectiva diferente. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1990 e que foi adaptada para o console pela própria Sega.

História

Um cientista de renome decidiu utilizar uma fórmula secreta para criar seu exército particular de guerreiros mutantes e assim conquistar o mundo. Agora cabe a Dynamite Duke, um soldado com um braço mecânico equipado com uma metralhadora deter os planos desse cientista.

Gráficos

São muito bons; o game faz uso de uma perspectiva bastante peculiar, posicionando a câmera atrás do personagem, assim como tornando partes de seu corpo transparentes, proporcionando dessa forma uma visão diferente da ação; o personagem principal é bem feito, tem bom tamanho e algum detalhamento; os inimigos são bem feitos, variados e alguns deles são mais detalhados, podendo transitar entre diferentes planos do cenário, afastando-se ou se aproximando do personagem; os cenários são muito bons, bem feitos, detalhados e diversificados, retratando diversos ambientes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com o visual e a ação do game, a trilha sonora é, de modo geral, bastante séria, sendo mais empolgante em alguns momentos e tensa e outros, especialmente nas lutas contra os mestres; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Dynamite Duke, como dito anteriormente, é simples e bastante direta, som muitos floreios quanto à história e momentos durante o jogo com o desenvolvimento de uma trama ou alguma aleatoriedade, colocando o jogador em combates constantes logo nos primeiros momentos e raramente dando folga para descanso durante as fases.
O personagem controlado pelo jogador progride automaticamente pelo cenário, que se move de um lado para outro, podendo o jogador deslocar-se dentro da área da tela e abaixar-se, assim como controlar a mira da arma, enquanto se está atirando, não é possível  mover-se para desviar de tiros e outros ataques vindos de inimigos, o que força o jogador a constantemente alternar entre atirar e se desviar de ataques. O protagonista possui inicialmente uma arma que faz disparos em rajadas, que apesar de não ser tão eficiente quanto um modo de disparo totalmente automático, são muito melhores que ter de pressionar constantemente o botão para efetuar alguns poucos tiros; é possível encontrar diversas armas ao longo das fases, todas elas possuem munição limitada; o personagem também pode atacar com socos e chutes e utilizar um ataque especial que causa muito dano aos inimigos.
As fases não são muito variadas no que diz respeito aos desafios proporcionados pelo ambiente, apresentando apenas inimigos diversos em diferentes planos e perspectivas, que somados à progressão automática do cenário, constroem uma jogabilidade que, apesar de não ser das mais profundas e variadas, ainda assim se revela bastante divertida por conta dos combates, que em alguns momentos são mais intensos, principalmente nas lutas contra os mestres. A dificuldade é progressiva.

Considerações finais

Embora não seja uma obra-prima, Dynamite Duke é um bom jogo, com uma proposta simples, mas honesta, proporcionando partidas dinâmicas e que não requerem maiores comprometimentos; em suma, um game divertido e descompromissado, bom para quem busca um pouco de ação pura e simples!

Referências

Nenhum comentário: