sexta-feira, 20 de maio de 2011

Adventure Island III (NES)

O jogo

Adventure Island III é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Hudson Soft lançado em 1992 para NES, o game é o terceiro capítulo da série Adventure Island e mantém muitas das características vistas nos games anteriores, em especial do segundo jogo, mas ainda assim apresenta algumas novidades em diversos aspectos.

História

Alienígenas retornam à ilha onde Master Higgins está com sua namorada e a sequestram novamente. Para resgatar sua amada mais uma vez, nosso herói deverá enfrentar inúmeros desafios e perigos até alcançar os alienígenas.

Gráficos

São muito bons; o visual deste jogo mantém a mesma qualidade vista no game anterior, mas alguns elementos parecem ter sido inspirados pelo estilo de alguns jogos de plataforma de Mega Drive e Super Nintendo; o personagem principal manteve-se praticamente inalterado, com apenas algumas mudanças em poucos aspectos, mas ainda está muito bom; os inimigos e personagens secundários continuam bem feitos e diversificados; os cenários ainda são muito bons, bem feitos e variados, retratando diversos ambientes, como praias, florestas, cavernas, dentre outros, mas certos elementos de alguns cenários, como palmeiras e montanhas ao fundo parecem ter sido inspirados nos estilos vistos em Sonic the Hedgehog e Super Mario World, respectivamente; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem tanto com o visual quanto com a jogabilidade do game, a trilha sonora do jogo é composta basicamente de músicas bastante animadas, que contribuem significativamente para a construção de uma atmosfera mais descontraída; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Adventure Island III segue basicamente o mesmo estilo visto em seu antecessor, mantendo muitas de suas principais características, mas com algumas mudanças, que ajudam a  tornar este jogo diferente do anterior.
Master Higgins manteve praticamente todas as habilidades que possuía no game anterior, como andar, correr e pular, assim como arremessar machadinhas contra inimigos e andar de skate caso encontre tais itens pelas fases, além das machadinhas, o protagonista pode encontrar bumerangues, que apesar de também serem utilizados como armas, se comportam de maneira diferente, mas ainda assim muito interessante; o herói também pode montar em diversos dinossauros que podem ser encontrados em várias fases, esses dinossauros possuem habilidades distintas entre si, que são incrivelmente úteis para lidar com diversos obstáculos, podendo andar sobre a lava, voar, nadar mais rápido, dentre outras, que ajudam sobremaneira o jogador. Caso o jogador consiga chegar até o final da fase com algum item ou dinossauro, pode guardá-lo para usar em outro estágio, essa "reserva" é algo bastante útil, pois permite ao jogador se equipar com aquilo que for mais adequado para determinadas fases e assim avançar com maior facilidade pelo jogo.
As fases apresentam desafios bastante variados, que podem estar ligados tanto a elementos dos cenários, como abismos, plataformas que caem, armadilhas e afins, assim como inimigos, que além de serem diversificados, podem adotar vários comportamentos, aumentando dessa forma o desafio; assim como nos games anteriores, o jogador deve conduzir Master Higgins até o final da fase, recolhendo pelo caminho frutas para repor a barra de energia que diminui com o tempo. A dificuldade é progressiva.

Considerações finais

Apesar de não apresentar mudanças radicais se comparado a seus antecessores, Adventure Island III traz alterações relevantes, que contribuem significativamente para refinar aquilo que já era bom; em outras palavras: um game que, embora não seja revolucionário, vale à pena!

Referências

Nenhum comentário: