domingo, 22 de maio de 2011

Hydro Thunder (N64)

Alta velocidade na água

Hydro Thunder é um jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Midway; lançado em 1999 para Arcade, o game recebeu versões para alguns consoles domésticos nos anos seguintes. O jogo em si é um game de corrida de barcos, algo pouco comum em um gênero dominado pelo automobilismo. A versão avaliada neste texto é a lançada para Nintendo 64 em 2000 e que foi convertida para o console pela Eurocom.

História (?)

Não há um enredo de fato. O game apresenta uma série de corridas de barcos nos mais variados ambientes ao redor do globo.

Gráficos

São muito bons; o visual do jogo é bem feito e bastante colorido; os barcos são bem feitos, detalhados e diversificados; os cenários são bem feitos, repletos de detalhes e elementos que contribuem para uma melhor ambientação, como o esquimó na canoa na pista do ártico e o barco de turistas na ilha tropical, a água é muito bem feita e os cenários são bem variados entre si, retratando uma série de ambientes; o comportamento dos barcos na água é muito bom e o game proporciona uma boa sensação de velocidade.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; as músicas presentes no jogo são boas e no geral combinam bem com o estilo do game; a trilha sonora do jogo é composta basicamente por músicas mais empolgantes, que combinam bem com as corridas, mas em alguns momentos há músicas excessivamente dramáticas para um game de corrida; as vozes presentes no jogo são boas, com destaque para a que sai do rádio do barco durante as corridas; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Hydro Thunder é simples e direta, mas nem por isso pode ser considerada superficial ou simplória, apresentando corridas em que o jogador deverá correr não somente contra outros barcos, mas também contra o tempo, em pistas que escondem ao mesmo tempo surpresas e obstáculos.
As pistas são bastante variadas no que diz respeito aos desafios apresentados, podendo ser circuitos fechados, nos quais os competidores devem dar uma série de voltas ou "lineares", nas quais é preciso ir de um ponto ao outro, em ambos os casos vence aquele que chegar primeiro; os trajetos estão repletos de desafios e obstáculos, como trechos sinuosos, rampas para salto, trechos sem água, pelos quais é preciso escorregar, dentre outros. Assim como obstáculos, surpresas estão presentes em todas as pistas. Embora algumas corridas sejam em círculos fechados, todas elas possuem sistemas de checkpoints, comuns a games de corrida de Arcade.
Os barcos são bastante diversificados entre si, não apenas no que diz respeito à aparência, mas também em vários fatores, como aceleração e dirigibilidade, que mudam significativamente de acordo com o veículo, oferecendo inúmeras possibilidades ao jogador; os barcos são divididos em várias categorias: fácil, médio e difícil, os barcos da categoria "fácil" são fáceis de serem pilotados, mas não possuem grande velocidade máxima, os da categoria "médio" constituem um meio-termo entre potência e dirigibilidade, os da categoria "difícil" são os mais rápidos, mas em contrapartida são os mais difíceis de controlar, além disso, há os barcos "bônus", que são acessados através de um código; todas essas categorias de barcos permitem que o jogador encontre um que seja adequado ao seu estilo. Durante as corridas, há diversos itens que permitem ao jogador acionar o "booster", mecanismo que aumenta temporariamente a aceleração e velocidade máxima do barco, o booster opera por um sistema recarregável através de itens espalhados pelas pistas, que permitem o uso do  mecanismo por alguns segundos. A dificuldade varia de acordo com a pista e o game tem modo de jogo para até quatro jogadores simultaneamente.

Considerações finais

Hydro Thunder pode não ser o melhor jogo de corrida do Nintendo 64, mas nem por isso pode ser considerado ruim, apresentando uma experiência bastante honesta e satisfatória, acompanhada de bons gráficos e trilha sonora; um game simples, mas recomendado para quem busca um pouco de diversão descompromissada!

Referências

Nenhum comentário: