O jogo
Thunder Force IV é um shoot'em up desenvolvido pela Technosoft e publicado por esta no Japão e na Europa e pela Sega nos EUA; lançado em 1992 para Mega Drive, o game é o quarto jogo da série Thunder Force e a sequência direta de Thunder Force III. Nos EUA a Sega, distribuidora do jogo naquele país, decidiu alterar o título do game para Lightening Force: Quest for the Darkstar, enquanto no Japão e na Europa o título original foi mantido.
Nota: Neste texto será adotado o título Thunder Force IV para manter a identidade do game mais próxima da série e dos jogos anteriores.
História
Os eventos apresentados neste jogo se passam logo após o final de Thunder Force III. A Federação da Galáxia acreditava ter derrotado o Império ORN, mas ainda assim continuava sofrendo ataques frequentes de forças hostis; posteriormente se descobriu que as forças eram o "Vios", um exército composto por aliados e sobreviventes do Império ORN; a Federação descobre a localização do quartel general de Vios no planeta Aceria e decide atacar, mas como o poder de Vios era maior do que o estimado, as forças da Federação são derrotadas; mais uma vez, a Federação cria uma nave pequena, mas poderosa, chamada "FIRE LEO-04 Rynex" para enfrentar essa nova ameaça. Agora a nave Rynex e seu piloto devem enfrentar as forças de Vios e restaurar a paz.
Gráficos
São excelentes; o visual do game é espetacular, estando acima daquilo visto nos jogos anteriores; a nave controlada pelo jogador é pequena, mas muito bem feita; os inimigos são impressionantes, sendo incrivelmente variados, muito bem feitos e os maiores consideravelmente detalhados; os cenários são espetaculares, pois são muito bem feitos, diversificados e ricamente detalhados; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo
Som
Excelente; as músicas presentes no jogo são espetaculares, sendo incrivelmente bem feitas e empolgantes, mudando de acordo com o momento e combinando perfeitamente com a parte visual, contribuindo sobremaneira para a criação de uma experiência incrível; os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis.
Jogabilidade
Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Thunder Force IV apresenta um estilo bastante próximo daquele visto em Thunder Force III, com fases exclusivamente em progressão lateral, nas quais o jogador deve passar por uma série de inimigos e obstáculos para chegar a um mestre e derrotá-lo para passar para o próximo estágio; embora pareça simples e até mesmo comum, a jogabilidade deste game possui características próprias muito interessantes, além de trabalhar com elementos clássicos de uma forma diferenciada.
As fases possuem algumas diferenças se comparadas àquelas vistas no game anterior, agora o jogador pode escolher a ordem das fases que serão jogadas; outra característica interessante é a extensão dos cenários, eles são maiores do que aparece na tela, o que contribui para aumentar o desafio, pois nunca o jogador verá toda a extensão da tela e tudo o que nela acontece; a progressão das fases é constante, mas nem sempre linear ou monótona, pois os desafios apresentados e os ambientes, mesmo dentro da mesma fase, são variados. Os inimigos são bastante diversificados, não apenas no que diz respeito à aparência, mas também no que tange as formas de ataque e padrões de comportamento.
A nave controlada pelo jogador possui muitas das características presentes nas naves de Thunder Force II e III, como a possibilidade de carregar até cinco armas diferentes, o controle sobre a velocidade da nave e o modo de fogo automático; em relação às armas, a nave começa com dois tipos de tiro diferentes, um que atira exclusivamente para frente e outro que divide o poder de fogo, direcionando os disparos para frente e para trás, essas armas podem ser aperfeiçoadas com a obtenção de power-ups espalhados pelas fases, também é possível obter novas armas e outros itens através de itens. Referente ao controle de velocidade da nave, ele é bastante útil, pois em muito momentos o jogador deverá movimentar-se com mais cautela ou desviar de naves e projéteis inimigos em alta velocidade e a possibilidade de ajuste permite que o jogador adeque a nave às necessidades do momento. A dificuldade é alta, mas ainda assim o jogo se revela bastante atrativo.
Considerações finais [1]
Thunder Force IV representa o ápice da série na geração 16bits, com um game que atinge a excelência em todos os aspectos com maestria, presenteando os jogadores com gráficos espetaculares, trilha sonora marcante e jogabilidade refinada, a soma de todas essas virtudes resultam em um game que pode ser classificado como um dos melhores shoot'em ups do Mega Drive e de sua época!
Considerações finais [2]
Fazendo um balanço da passagem da série Thunder Force pelo Mega Drive, é visível a evolução dos games da franquia ao longo dos anos, os jogos foram ganhando cada vez mais qualidade com o tempo, melhorando em todos os aspectos e proporcionando aos jogadores experiências cada vez mais satisfatórias; a série pode ser chamada merecidamente de clássica e classificada de forma incontestável como uma das melhores em seu gênero naquela época!
Referências
Hardcore Gaming 101 http://www.hardcoregaming101.net/thunderforce/thunderforce2.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário