quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Antarctic Adventure (MSX)

Brincando no gelo

Antarctic Adventure é um jogo de corrida desenvolvido e publicado pela Konami; lançado em 1984 para MSX, NES e ColecoVision, o game é um jogo de corrida protagonizado por um pinguim e que não consiste em disputa com outros corredores e tampouco envolve veículos motorizados. A versão avaliada neste texto é a lançada para MSX.

História (?)

Não há um enredo de fato. O jogador controla um pinguim que deve viajar entre as bases de diversos países espalhadas pela Antártica.

Gráficos

São ótimos para os padrões da época; o game possui um visual muito bonito, com personagens, cenários e objetos bem definidos; o personagem principal é simples, mas muito bem feito; os cenários, apesar de serem todos em um ambiente polar, apresentam algumas variações, como a presença da costa e a mudança do período do dia, evidenciada pela alteração da cor do céu; os objetos presentes no cenário são bem feitos; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; as músicas presentes no jogo são muito boas, sendo bastante cativantes, combinando bem com o estilo do game e ajudando a melhorar a experiência como um todo; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Antarctic Adventure é bastante simples e direta, colocando o jogador no controle de um pinguim que deve dar a volta na Antártica, passando por estações de pesquisa de vários países pelo caminho no menor tempo possível; esse conjunto de características tornam o game simples, mas incrivelmente divertido,
A premissa básica do jogo, como dito anteriormente, é dar a volta na Antártica, viajando entre estações de pesquisa no menor tempo possível; por mais que pareça simples, os produtores do game conseguiram transformar essa tarefa em algo realmente interessante, pois as corridas não são contra outros competidores, mas sim contra o tempo, em percursos que apresentam desafios variados e que não se restringem ao desenho do trajeto, como pequenos buracos, que são capazes de deter o personagem por alguns segundos, leões marinhos, que podem surgir de buracos no gelo e deter o jogador por um breve momento, buracos maiores, nos quais o protagonista pode cair e perder um precioso tempo na saída, dentre outros; em contrapartida o pinguim pode pular e mudar sua velocidade para escapar das armadilhas presentes no cenário. A dificuldade é progressiva e não há meios de salvar o progresso do jogador.

Considerações finais

Antarctic Adventure é um jogo simples, mas muito interessante, pois sua jogabilidade simples, direta e muito bem elaborada mantém o game divertido até os dias de hoje, mais de vinte anos após de seu lançamento; em razão do conjunto de virtudes este game torna-se sem dúvida, memorável!

Referências

Nenhum comentário: