terça-feira, 16 de novembro de 2010

Road Rash 64 (N64)

Violência sobre duas rodas

Road Rash 64 e um jogo de corrida desenvolvido pela Pacific Coast Power and Light e publicado pela THQ; lançado em 1999 para Nintendo 64, o game é o primeiro jogo da série lançado para um console da Nintendo, além disso, ele é notório por não ter sido desenvolvido e tampouco publicado pela Electronic Arts, responsável por muitos dos outros jogos da série. Este game segue a premissa básica da franquia, apresentando corridas ilegais de motos, nas quais os pilotos podem agredir uns aos outros.

Gráficos

São bons; os produtores do game decidiram seguir um estilo de design próximo daquele visto em F-Zero X, com objetos simples, com o uso de texturas de baixa resolução e poucos efeitos, para poder gerar muitas motocicletas ao mesmo tempo na tela e em alta velocidade; as motos, como dito anteriormente, são simples, mas bem feitas; os cenários já são mais caprichados, possuindo texturas mais elaboradas e alguns detalhes; a sensação de velocidade proporcionada pelo jogo é muito boa, sem slowdowns, algo que demonstra como a decisão de privilegiar a possibilidade de haver uma maior quantidade de motos na tela, apesar do sacrifício do detalhamento dos veículos foi correta.
Imagens do jogo


Som


Muito bom; a trilha sonora do jogo é muito boa, composta de músicas empolgantes, ela combina tanto com as corridas quanto com as brigas entre os pilotos, criando uma atmosfera muito boa e que não foge do visto em outros jogos da série; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade


Muito boa, com bons controles; a jogabilidade de Road Rash 64 está dentro do estilo da série, apresentando corridas ilegais pelas estradas, nas quais o jogador deve não apenas chegar em primeiro, mas também espancar os adversários; embora faça uso de uma fórmula já conhecida, o game não pode ser considerado previsível.
As corridas, como dito anteriormente, seguem o já conhecido estilo da série, com disputas ilegais por estradas, nas quais chegar em primeiro não é o bastante, sendo também necessário agredir os outros pilotos, preferencialmente até tirá-los de circulação; com essa premissa o jogo se desenvolve muito bem, apresentando corridas bastante disputadas, nas quais os pilotos podem e devem fazer uso de todos os meios disponíveis para eliminar os adversários; no que diz respeito às agressões, é possível atacar os adversários com socos, chutes, chaves de roda, pedaços de pau, tacos de baseball e cassetetes, sendo possível roubar essas armas dos outros pilotos. Uma presença hostil, mas ainda assim bem-vinda, é a da polícia, pois os homens e mulheres da lei farão de tudo para deter os corredores, mas em contrapartida, é perfeitamente possível atacar e derrubar os policiais de suas motos, sendo tal feito recompensado pelo game.
Outro aspecto do sistema de jogo é a forma como se dá a progressão do jogador, que deve vencer primeiramente uma série de corridas para ganhar dinheiro e poder comprar outra moto, que por sua vez permite ao jogador disputar outras séries de corridas, mais rápidas e violentas que as anteriores. O sistema recompensa o jogador conforme seu desempenho, dando recompensas em dinheiro para feitos como agredir outros pilotos, atropelar pedestres e até mesmo derrubar policiais. A dificuldade cresce conforme o jogador avança e seu progresso pelo game pode ser salvo.

Considerações finais


Road Rash 64 é um game muito interessante e divertido, pois embora possua visual e trilha sonora básicos, o game proporciona uma experiência muito divertida e agradável; em suma, um título memorável!

Referências


MobyGames http://www.mobygames.com/game/road-rash-64
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Road_Rash

Nenhum comentário: