sábado, 27 de novembro de 2010

Earthworm Jim 2 (SNES)

Anelídeo anabolizado

Earthworm Jim 2 é um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela Shiny Entertanment e publicado pela Playmates Interactive Entertainment; lançado em 1995 para Mega Drive e Super Nintendo, em 1996 para MS-DOS, Sega Saturn e PlayStation e em 2002 para Game Boy Advance, o game é a sequência direta de Earthworm Jim, mantendo o mesmo humor surreal e jogabilidade, mas com a adição de algumas novidades. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Nintendo.

História

Neste jogo, Jim e seu amigo Snotty estão em uma aventura para salvar a princesa What's-Her-Name de um casamento forçado com o nefasto Psy-Crow. Enquanto perseguia Psy-Crow, Jim acaba passando em frente das residências de verão de alguns dos vilões do primeiro game, o que aumenta os problemas do herói.

Gráficos

São excelentes; o visual deste game manteve o estilo do jogo anterior, sendo muito bem trabalhado e contribuindo para a criação de um humor surreal; os personagens são muito bem feitos e detalhados; os inimigos são bem feitos, variados e detalhados; os cenários são excelentes, incrivelmente bem feitos, diversificados e ricamente detalhados, retratando diversos ambientes e de várias formas; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no game são impecáveis, sendo bem variadas, elas ajudam a criar momentos bastante variados entre si durante o game, sendo mais empolgante em alguns momentos e melancólica em outros, a trilha sonora de Earthworm Jim 2 é ótima; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis e contribuindo para o humor do jogo.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Earthworm Jim 2, se comparada a de seu antecessor, não sofreu mudanças radicais no que se refere ao personagem e a forma de controlá-lo, mas ainda assim ganhou adições de peso, tanto no que se refere a algumas habilidades do protagonista quanto na estrutura das fases, que agora estão muito mais diversificadas.
Jim ainda pode correr, pular, atirar contra inimigos e utilizar a própria cabeça como chicote, mas agora ele ganhou um aliado, Snotty, uma meleca viva que acompanha Jim dentro de uma mochila, Snotty é capaz de ajudar o herói de diversas formas, podendo tanto se agarrar a mucosas no teto, permitindo que Jim passe por certos pontos quanto como pára-quedas, permitindo ao jogador controlar a queda de Jim. O protagonista ganhou uma boa quantidade de novas armas, bastante variadas entre si, não apenas no que tange a aparência, mas também no que diz respeito ao poder de fogo, que varia do inútil a destruição em massa, muitas dessas armas são de grande ajuda para que Jim passe pelas fases.
As fases agora estão muito mais variadas em termos de desafios apresentados e estrutura dos estágios, o protagonista não deve mais apenas passar por estágios com progressão lateral, mas também por muitos outros tipos de fases, que emprestam algumas características de games de outros gêneros; nas fases de progressão lateral, muitas das características vistas no game anterior estão presentes, como a progressão não linear e a realização de tarefas bizarras, ao mesmo tempo em que novos elementos contribuem para tornar a experiência mais diversificada; em algumas fases, o jogador deverá controlar uma criatura por um labirinto, para ao final passar por um pequeno jogo de perguntas e respostas; em outra fase, Jim deverá controlar sua motocicleta voadora por um estágio com visão do alto. A dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

Earthworm Jim 2 consegue realizar a proeza de superar o game anterior, que já era ótimo em todos os aspectos, com um jogo mais insano e divertido, que apresenta gráficos e trilha sonora memoráveis, e jogabilidade riquíssima, que em momento algum é tediosa ou repetitiva; a soma de qualidades fazem de Earthworm Jim 2 um título mais que memorável, uma verdadeira obra prima!

Referências

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