sábado, 6 de novembro de 2010

Burning Force (MD)

O jogo

Burning Force é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Namco; lançado em 1989 originalmente para Arcade, o game possui um estilo bastante característico, que busca simular um ambiente 3D sem sê-lo de fato. O jogo recebeu uma versão para Mega Drive, lançada em 1990.

História

O jogador controla Hiromi, uma moça que viaja pelos céus em sua motocicleta voadora; um dia, durante uma patrulha de rotina, ela descobre que a Terra está sob ataque de alienígenas, e agora nossa heroína deve enfrentar os invasores em vários lugares para salvar o planeta.

Gráficos

São muito bons; o visual do game busca passar uma sensação de ambiente 3D, mas sem o ser de fato, apresentando inimigos e objetos em diversos planos e com profundidades diferentes; a protagonista e seus veículos são bem feitos, sendo os últimos mais detalhados; os inimigos são muito bons, bem feitos e variados, com os mestres sendo mais detalhados; a animação do jogo flui muito bem, sendo rápida em alguns momentos.
Imagens do jogo

Som

Excelente; a trilha sonora do jogo é ótima, com músicas bastante variadas, contando ao mesmo tempo com músicas empolgantes e outras mais agradáveis, mas no geral a qualidade delas é muito boa; os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, os controles podem ser um pouco estranhos no início, mas uma vez que o jogador se acostuma com eles as coisas ficam bem mais fáceis; a jogabilidade de Burning Force é bem interessante, pois apresenta os desafios de uma forma que funciona muito bem, colocando o jogador em situações bastante distintas entre si e que variam do confortável ao frenético.
O jogador assume o controle de uma espécie de motocicleta voadora, que permanece próxima a alguma superfície durante a maior parte do tempo e em movimento constante, no controle dessa motocicleta é possível ir para os lados dentro de certos limites, aumentar ou diminuir a velocidade e atacar os inimigos com as armas presentes; essa quantidade de ações possíveis é o suficiente para lidar com os desafios apresentados ao longo do jogo, que exige destreza e raciocínio rápido do jogador; durante o jogo é possível destruir os inimigos com as armas disponíveis, que são um canhão laser e alguns mísseis, ambas as armas podem ser aprimoradas com power-ups presentes nas fases, ainda sobre os itens presentes, alguns deles, caso recolhidos em quantidade suficiente, podem conceder invencibilidade temporária, que pode ser acionada quando o jogador achar melhor, também é possível saltar com o uso de algumas plataformas que elevam a motocicleta temporariamente. Em alguns estágios o jogador terá sua motocicleta transformada em uma nave, nessas fases é possível mover-se livremente pelo cenário.
Em relação às fases, elas são interessantes do ponto de vista dos desafios presentes, que são variados, apesar da estrutura linear dos ambientes; cada fase é composta por quatro subfases, que são diferentes entre si, cada uma com seus objetivos; nas duas primeiras o jogador deverá enfrentar vários inimigos, superar diversos obstáculos e no final enfrentar um inimigo mais forte que os outros; na terceira fase o jogador estará no controle de uma nave e deverá enfrentar alguns inimigos e um mestre; já a quarta fase é praticamente uma fase bônus, na qual o jogador deverá coletar esferas para conseguir pontos extras, e eventualmente algumas vidas. A dificuldade é progressiva e não há meios de salvar o progresso do jogador.

Considerações finais

Burning Force está longe de poder ser considerado uma obra prima, mas ao mesmo tempo não pode ser ignorado, pois o jogo como um todo é bastante interessante, com bons gráficos, jogabilidade desafiadora e trilha sonora memorável; esse conjunto bastante coeso garante a qualidade do game, que demonstra seu valor dentro de seu gênero!

Referências

Nenhum comentário: