sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Herzog Zwei (MD)

O jogo

Herzog Zwei é um jogo de estratégia em tempo real desenvolvido e publicado pela Technosoft; lançado em 1989 no Japão e em 1990 nos EUA para Mega Drive, o game é um dos primeiros jogos de estratégia não apenas do console, sendo o predecessor de outros games que popularizaram o gênero. Herzog Zwei é a sequência de Herzog, lançado em 1988 para MSX.

Gráficos

São bons; o visual geral do game é muito bom e a visão do alto é bem utilizada; os veículos e soldados presentes no campo de batalha são simples, mas bem feitos; os cenários são muito bons, bastante variados e alguns deles possuem algum detalhamento, retratando diversos ambientes, como cidades, florestas, campos cobertos de neve, dentre outros; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas, combinando bem com o estilo do game, mas em alguns momentos elas podem ser um pouco incômodas; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, os controles podem parecer um pouco estranhos em um primeiro momento, mas uma vez que o jogador se acostuma com eles as coisas ficam mais fáceis; a jogabilidade de Herzog Zwei possui muitos dos elementos presentes em outros jogos de estratégia em tempo real, como a construção e movimentação de soldados e veículos e os combates com tropas inimigas.
A interface de controle parece estranha em um primeiro momento, mas uma vez que o jogador descobre como funciona, o jogo se revela bastante simples e interessante. O jogador começa com uma aeronave principal, que é o único veículo controlado livremente pelo jogador, tendo como funções gerenciar a criação de unidades de combate, transportar tropas para os locais desejados e servir como veículo de batalha, pois a nave possui meios de atacar os inimigos, sem falar que ela pode se transformar em um robô, gigante se comparado a outros veículos, que pode destruir soldados e veículos inimigos; essa aeronave, se destruída, ressurge após algum tempo na base principal do jogador.
O objetivo de ambos os lados no conflito é conquistar todas as bases do cenário, podendo para isso fazer uso de soldados e variados veículos militares; sobre o controle das tropas, o jogador não pode controlá-las livremente, mas pode definir comandos básicos, que determinarão a forma como a unidade se comportará no campo de batalha; acerca das bases que devem ser conquistadas, elas são tomadas somente quando soldados de um exército a ocupam, cada base conquistada passa a ser um importante ponto estratégico, pois nelas é possível recarregar a energia da nave principal, que se destrói e retorna à base principal quando a energia acaba. O jogo pode ser jogado tanto por um jogador contra o computador quanto por dois jogadores um contra o outro; a inteligência artificial do game não é das melhores, mas ainda assim não pode ser subestimada.

Considerações finais

Herzog Zwei não é apenas um jogo muito bom, mas também muito interessante, pois consegue não apenas reunir muitos dos elementos presentes em jogos de estratégia em tempo real, como também representar muito bem em um console doméstico um gênero mais presente em computadores, apresentando um jogabilidade envolvente, somada a bons gráficos e sons; o interessante conjunto de qualidades que Herzog Zwei revela ser faz deste um game mais que recomendado!

Referências

Nenhum comentário: