quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vice: Project Doom (NES)

O jogo

Vice: Project Doom é um jogo de ação desenvolvido pela Aicom e publicado pela Sammy; lançado em 1991 para NES, o game combina estágios de plataforma com confrontos, com fases de corridas com combates e ainda com fases de tiro, apresentando uma combinação bastante interessante.

História

Em um futuro distante, a Corporação B.E.D.A., uma empresa que desenvolve equipamentos eletrônicos e armas, é na verdade uma fachada para uma espécie alienígena que está vivendo na Terra secretamente durante séculos; eles desenvolveram uma substância chamada "Gel", cuja finalidade inicial era servir de alimento para os alienígenas, mas que causa forte dependência em seres humanos, tanto que é considerada uma droga ilícita e é comercializada como tal no submundo. O jogador assume o controle do detetive Quinn Hart, um membro da unidade VICE, que é designado para investigar a Corporação B.E.D.A. após o desaparecimento do detetive Reese em um caso anterior; nesta missão Hart é auxiliado pelas agentes Christy e Sophia.

Gráficos

São ótimos; o game conta com um visual muito bom para os padrões do NES; os personagens e inimigos são bem feitos e contam com algum nível de detalhamento; os cenários são ótimos, impressionando pela beleza, diversidade e riqueza de detalhes; nas fases de carro, os veículos, apesar de diminutos, são bem feitos e os cenários são muito bons; a animação do jogo flui bem; entre as fases há ótimas cutscenes que ajudam a contar a história.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; a trilha sonora do jogo é muito boa, contando com músicas empolgantes em boa parte das fases, que contribuem para tornar a ação mais envolvente e divertida; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Vice: Project Doom, embora não apresente nenhuma novidade em relação ao que já havia sido visto anteriormente, tem o mérito de reunir vários elementos consagrados por outros jogos de ação lançados para NES, criando assim uma mecânica de jogo muito interessante e desafiadora.
Nas fases de carro, o jogador deve percorrer a estrada com seu veículo, desviando de obstáculos e destruindo inimigos com a arma equipada, é possível ajustar a velocidade do carro trocando as marchas do mesmo.
Nos estágios de plataforma, o jogador dever percorrer os cenários destruindo inimigos e superando obstáculos, passando por vários trechos até chegar ao mestre; nessa empreitada, o protagonista conta, além dos movimentos considerados "básicos" em um jogo de ação, como pular, agachar e subir escadas, com uma espada, que pode ser utilizada ilimitadamente, uma arma, com munição limitada e granadas, que vêm em número reduzido, todas essas armas são de grande valia para lidar com os desafios apresentados ao longo do jogo; os mestres são um caso à parte, sendo alguns deles bastante desafiadores. Além das fases a pé e de carro, há também estágios de tiro. A combinação de fases de diferentes gêneros dentro do mesmo jogo contribuiu para tornar a experiência mais diversificada, mantendo a atenção do jogador. A dificuldade é um pouco alta e não há meios de salvar o progresso do jogador.

Considerações finais

Embora a capa pavorosa possa causar uma primeira impressão não muito boa, Vice: Project Doom é um ótimo jogo, pois consegue reunir vários ótimos elementos presentes em diversos jogos de ação da mesma época em um único game, apresentando um desafio constante e variado, aliado a um bom pacote audiovisual; essa combinação resultou em um game que é, sem dúvida, um dos melhores jogos de ação do NES!

Referências

Nenhum comentário: