quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Toki: Going Ape Spit (MD)

O jogo

Toki: Going Ape Spit é um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela TAD Corporation e publicado por várias outras empresas dependendo da plataforma; lançado originalmente em 1989 para Arcade, o game recebeu versões para NES, Mega Drive, Atari Lynx, Atari ST, Computador Amiga, Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC e Windows. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1991 e que foi publicada pela Sega.

História

O protagonista do jogo é um homem chamado Toki (Juju em algumas versões), que leva uma vida primitiva, mas agradável, em uma selva numa ilha. Um dia, Miho (Wanda em algumas versões), princesa da tribo e possível futura esposa de Toki, é sequestrada pelo bruxo Vookimedlo (Dr. Stark em algumas versões); o feiticeiro leva Miho para seu vasto palácio dourado no ponto extremo da ilha, mas antes de sequestrar a princesa, o bruxo transformou todos os habitantes da tribo em animais e Toki acabou virando um primata. Por alguma razão, Toki conseguiu manter sua consciência mesmo após ter sido transformado e tornou-se capaz de cuspir vários projéteis. Agora Toki deverá ir ao palácio de Vookimedlo para resgatar a princesa e recuperar sua forma humana.

Gráficos

São bons; o visual geral do jogo é bom, com cores vivas; os personagens são simples, mas bem feitos, os inimigos também são bem feitos e diversificados, os mestres são bem feitos e bastante detalhados; os cenários são muito bons, bem feitos e detalhados, retratando diversos ambientes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; a trilha sonora do game é boa, com músicas que combinam bem com a atmosfera do jogo, mas que não chegam a ser memoráveis; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Muito boa, com controles simples e precisos; A jogabilidade de Toki: Going Ape Spit não foge muito daquilo que é considerado como "tradicional" em jogos de plataforma, apresentando características bastante comuns a outros jogos do mesmo gênero, mas sem se tornar um jogo genérico.
O personagem pode pular, atirar projéteis com a boca, subir ou agarrar-se a cipós ou cordas e andar agachado, essas poucas habilidades são o suficiente para lidar com os desafios apresentados ao longo do jogo; o personagem pode encontrar power-ups que modificam a espécie de projétil utilizado, podendo aumentar sua força, seu alcance ou até mesmo transformá-lo em um sopro de fogo; existem outros itens que alteram as habilidades do personagem, como os tênis, que permitem a Toki andar mais rápido ou pular mais alto. O personagem pode ser atingido apenas uma vez.
As fases são muito boas, partindo de estágios mais lineares no começo para outros mais complexos, mas todos eles estão repletos de inimigos e obstáculos, que devem ser superados pelo jogador para cumprir seu objetivo; após algumas fases, o jogador deverá enfrentar um mestre. A dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

Toki: Going Ape Spit é um bom jogo, embora não seja inovador ou revolucionário dentro de seu gênero, ainda é capaz de proporcionar um bom desafio e horas de diversão; em suma, um game que vale a pena!

Referências

Nenhum comentário: