domingo, 10 de outubro de 2010

The Tick (SNES)

Spoon!

The Tick é um jogo de ação desenvolvido pela Software Creations e publicado pela Fox Interactive; lançado em 1994 para Mega Drive e Super Nintendo, o game é inspirado nas histórias em quadrinhos e série animada de mesmo nome, apresentando o protagonista, The Tick, em um universo próximo daquele visto nas histórias em quadrinhos e na série animada; a palavra "Spoon!" no começo do texto é o grito de guerra do herói. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Nintendo.

História

Não há um enredo que norteie a ação de todo o jogo, cada fase possui sua própria história, seu ambiente, estilo característico e objetivos distintos.

Gráficos

São bons; o game conta com um visual que busca se aproximar no visto no gibi e no desenho animado e conferir um toque humorístico ao jogo; os personagens são bons, bem feitos, coloridos e com visuais bastante fiéis aos originais; os inimigos também são bem feitos, principalmente os mestres, que são fiéis aos originais, os inimigos comuns variam de acordo com a fase, mas dentro de um estágio eles costumam não ser muito variados; os cenários são bons, bem feitos, detalhados e variados, apresentando ambientes diferentes entre si; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas e diversificadas até certo ponto, contribuindo para criar diferentes sensações dentro do game; em alguns momentos a música pode ser bastante despretensiosa, algo que, combinado com determinado trecho da fase, pode criar algo aparentemente estranho, mas que combina bem com o humor que busca ser alcançado; em outros momentos a trilha sonora é mais séria, tensa, contribuindo para a ação das lutas; os efeitos sonoros são bons e as vozes idem, principalmente quando o protagonista solta seu grito de guerra.

Jogabilidade

Boa, com bons controles; a jogabilidade de The Tick é bastante tradicional em muitos aspectos, ao mesmo tempo em que combina elementos de gêneros não tão díspares entre si, como plataforma e beat'em uo, criando assim sua estrutura de jogo.
As fases combinam trechos de beat'em up, nos quais Tick deverá enfrentar inimigos, com trechos em que a mecânica de jogo é tipicamente de um game de plataforma com progressão lateral, pelos quais o herói deverá avançar ultrapassando toda espécie de obstáculo; nas área de beat'em up, o jogador deverá avançar pelo cenário derrotando vários inimigos, que embora nem sempre sejam muito variados na aparência, possuem diferentes formas de ataque conforme suas armas, ao longo do jogo, os inimigos adotam um comportamento mais agressivo, atacando mais rápido e movimentando-se de formas que dificultam os ataques do jogador.
O protagonista pode atacar com socos e chutes, que são utilizados com botões diferentes, algo que se revela útil em alguns momentos em que uma das formas de ataque não alcança o alvo em razão de sua posição; também é possível chamar o parceiro de Tick, Arthur, que passa voando e mata todos os inimigos na tela, é possível chamar Arthur apenas algumas vezes; ao longo das fases é possível encontrar itens que chamam um segundo super-herói, que pode dar cobertura ao protagonista e ajudar por algum tempo a combater os inimigos. A dificuldade é progressiva. Um ponto negativo é a ausência de meios para salvar o progresso do jogador, principalmente por se tratar de um jogo extenso.

Considerações finais

Embora tenha tido como fonte de inspiração um universo bem-humorado e seja um jogo que, particularmente, gosto, The Tick peca em alguns pontos, principalmente em sua jogabilidade, que é um tanto repetitiva em alguns momentos e na ausência de meios para salvar o progresso do jogador; em suma, esse game é, na melhor das hipóteses, razoável.

Referências

2 comentários:

Jota disse...

Cara... Muito bom o blog. Tava dando uma pesquisada num jogo antigo de snes que eu tinha (uniracers) e vim parar aqui. Ta de parabens pelo trabalho =D

Gabriel disse...

@Jota

Agradeço pelo comentário e pelos elogios! =)