terça-feira, 19 de outubro de 2010

Thunder Force III (MD)

O jogo

Thunder Force III é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Technosoft; lançado em 1990 para Mega Drive, o game é a sequência direta de Thunder Force II e o terceiro jogo da série Thunder Force; o game em si abandona as fases com visão do alto, adotando somente estágios com progressão lateral. No mesmo ano em que foi lançado para Mega Drive, este jogo recebeu algumas alterações e foi lançado para Arcade com o título Thunder Force AC; em 1991, Thunder Force AC recebeu uma versão para Super Nintendo chamada Thunder Spirits.

História

Os acontecimentos de Thunder Force III se passam 100 anos após os eventos de Thunder Force e diretamente após os acontecimentos vistos em Thunder Force II. Apesar de alguns sucessos; a Federação da Galáxia está tendo problemas com sua guerra contra o Império ORN, o Império instalou dispositivos de disfarce nos cinco maiores planetas de seu território, onde está sua principal base, dificultando os ataques da Federação; em adição a esse disfarce, ORN instalou um sistema de defesa remota, chamado Cerberus, que é capaz de destruir grandes frotas e naves de maior porte. Ciente da situação, a Federação cria uma nova nave, a FIRE LEO-03 Styx, que é pequena o bastante para não ser detectada por Cerberus, mas com o poder de fogo de uma nave maior. A missão da Styx é adentrar no território do Império, destruir os dispositivos de disfarce dos planetas, se infiltrar no quartel-general do Império e destruir o Imperador, o biocomputador "Cha Os".

Gráficos

São excelentes; o visual geral do jogo é muito bom, com o uso de cores vibrantes em alguns momentos; a nave do jogador, embora seja pequena, é bem feita e possui algum detalhamento, os inimigos são muito bem feitos, diversificados e, principalmente os maiores, são bastante detalhados, com destaque para os mestres; os cenários impressionam pela beleza e riqueza de detalhes, sendo muitos deles magníficos; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são ótimas, a trilha sonora de Thunder Force III é bastante empolgante, combinando bem com o ritmo e ação das batalhas, contribuindo para criar uma ótima atmosfera; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Thunder Force III possui um estilo mais tradicional se comparada a de seus antecessores, que apresentavam tanto estágios com visão do alto e controle livre da nave quanto fases com progressão lateral, sendo este último tipo o estilo adotado pelo game aqui analisado, contudo, essa inclinação a um estilo mais tradicional não constitui demérito algum ao game, pois a mecânica de jogo foi muito bem elaborada dentro desse estilo.
Como dito anteriormente, as fases são de progressão lateral, apresentando um estilo bastante comum dentro do gênero, mas os lugares-comuns encontram seu limite aqui, Thunder Force III possui fases consideravelmente variadas, não apenas no que diz respeito aos gráficos, mas também em relação aos desafios apresentados, que são bastante diversificados e diferem muito entre si, o que contribui para criar uma jogabilidade envolvente e desafiadora. O jogador pode escolher por qual estágio iniciar sua campanha, mas após passar pela primeira fase, as seguintes são escolhidas pelo computador.
A nave controlada pelo jogador é outra parte fundamental da jogabilidade, ela é capaz de utilizar uma série de armas que o jogador pode encontrar pelas fases, podendo carregar até cinco tipos e escolher qual utilizar a qualquer hora, a nave também pode ter sua velocidade ajustada e pode disparar em modo automático, isto é, enquanto o jogador mantiver pressionado o botá de tiro, a nave continuará, dependendo da arma, a disparar uma rajada contínua de tiros; todas essas capacidades são muito úteis para enfrentar os desafios apresentados ao longo do game. A dificuldade é progressiva.

Considerações finais

Thunder Force III é um excelente jogo, pois embora tenha adotado um estilo mais tradicional, demonstra em vários momentos ter sido feito com esmero, contando com ótimos gráficos, trilha sonora marcante e jogabilidade desafiadora, a soma dessas características resultou em um jogo competentíssimo e um dos melhores de seu gênero lançados para Mega Drive!

Referências

Nenhum comentário: