sábado, 30 de outubro de 2010

Super Mario Land (GB)

A chegada de Mario ao Game Boy

Super Mario Land é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1989 para Game Boy, o game foi a primeira aparição de Mario no Game Boy, sendo um dos títulos que acompanharam o portátil da Nintendo em seu lançamento no Japão e nos Estados Unidos, ajudando a vender o aparelho. Este jogo apresenta algumas características únicas se comparado aos outros jogos do encanador lançados para os consoles domésticos até então.

História

Este jogo se passa no pacífico reino de Sarassaland, que se divide em quatro reinos menores: Birabuto, Muda, Easton e Chai. Um dia, um misterioso alienígena chamado Tatanga aparece e hipnotiza todos os habitantes de Sarassaland, inclusive a Princesa Daisy, a quem sequestra e com a qual pretende se casar. Ciente da situação, Mario parte para resgatar a Princesa Daisy das garras de Tatanga, passando por todos os reinos menores de Sarassaland e derrotando os soldados desse misterioso alienígena pelo caminho.
Comentário: É sempre interessante ver um jogo do Mario em que ele não tenha de resgatar a Princesa Toadstool das garras de Bowser pela enésima vez, não que isso tenha perdido a graça, mas novidades são bem vindas.

Gráficos

São ótimos para os padrões do Game Boy; em muitos aspectos o visual deste jogo busca se aproximar do visto em alguns games do Mario para NES; Mario está com um visual muito bom, bastante próximo do visto no jogo Super Mario Bros.; os inimigos são muito bons, embora alguns deles sejam bem simples, outros são maiores e mais detalhados; os cenários são ótimos, muito bem feitos, variados e detalhados; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito boas, sendo bastante cativantes e combinando bem tanto com a parte gráfica quanto com o estilo do universo de Mario; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Super Mario Land lembra muito e em vários aspectos a jogabilidade de Super Mario Bros., apresentando a mesma estrutura básica em muitos momentos, mas também acrescenta algumas novidades muito interessantes, que ajudam a dar a este jogo uma identidade própria.
Muitos dos elementos clássicos presentes neste jogo, como dito anteriormente, estão ligados a estrutura de muitas das fases, que seguem o modelo clássico visto em Super Mario Bros., no qual Mario pode pular sobre os inimigos, correr e utilizar os power-ups clássicos, como o cogumelo, a flor-de-fogo e a estrela; todos esses elementos presentes contribuem para criar um clima "familiar" dentro do jogo, com o jogador devendo passar por uma série de desafios fazendo uso de suas habilidades e dos itens oferecidos pelo jogo em muitos momentos. Apesar do uso de um sistema tradicional em algumas fases e do clima "familiar", existem alguns desafios e peculiaridades que dão ao game características próprias.
Algumas das novidades presentes em Super Mario Land consistem na forma como Mario deve passar por algumas fases; em certos estágios, o encanador deverá pilotar um submarino ou um avião, nessas situações, o jogo adquire parte de seu estilo próprio, com o jogador devendo superar obstáculos e derrotar inimigos a bordo de um veículo; tanto o submarino quanto o avião podem atirar a vontade, nesses estágios, o personagem e o veículo são afetados pelo uso de itens como o cogumelo, que pode fazer com que eles fiquem maiores ou menores. Nessas fases a progressão da tela é automática, não podendo o jogador detê-la ou alterar sua velocidade. A dificuldade é progressiva.

Considerações finais

Super Mario Land marca a chegada do encanador ao Game Boy, com um excelente jogo, que ao mesmo tempo em que mantém um estilo tradicional, apresenta novidades muito interessantes, que dão ao game um estilo próprio; em suma, um clássico!

Referências

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