quinta-feira, 28 de abril de 2011

Super Bomberman 2 (SNES)

O jogo

Super Bomberman 2 é um jogo de ação baseado em labirintos desenvolvido pela Produce Co. e pela Hudson Soft e publicado pela Hudson Soft; lançado em 1994 para Super Nintendo, o game é o segundo jogo da série Super Bomberman, lançada para SNES.O jogo mantém muitas das características que consagraram a série, mas traz em conjunto novos atributos se comparado aos games anteriores.

História

Cinco ciborgues maléficos, chamados "Five Dastardly Bombers" decidiram dominar o universo. No planeta Terra, eles capturam o Bomberman original e o aprisionam em sua base; ele acorda na masmorra de Magnet Bomber e agora deve lutar para derrotar os cinco ciborgues, salvar a Terra e a si mesmo.

Gráficos

São ótimos; o visual deste jogo é bem diferente do de seu antecessor, possuindo um estilo que condiz com a estética da série, mas de uma forma diferenciada; a câmera do jogo continua posicionada no alto; o personagem principal continua pequeno e simples, porém bem feito; os inimigos parecem ser um pouco menores que antes, mas nem por isso menos bem feitos e detalhados; os cenários foram o ponto de maior mudança, ao fugirem um pouco do labirinto básico dos games anteriores, ganhando formas mais diversificados e com temas variados; a animação do jogo flui muito bem.

Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são excelentes e combinam muito bem tanto com a parte visual do game quanto com a jogabilidade; a trilha sonora de Super Bomberman 2 possui basicamente músicas cativantes e animadas, que embalam as partidas e ajudam a construir uma atmosfera mais agradável; os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis, com destaque para as explosões.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Super Bomberman 2 mantém os principais aspectos da mecânica de jogo da série, apresentando labirintos onde o jogador deverá abrir caminho e destruir inimigos com o uso de bombas para progredir pelo game, contudo, este jogo possui algumas diferenças se comparado a seu antecessor, o que torna a experiência de jogo mais diversificada.
O personagem principal ainda pode deixar pelo cenário bombas que detonam após um periódo de tempo, podendo essas bombas ser aprimoradas com uma série de itens presentes nos cenários, que aumentam a área de destruição, a quantidade de bombas que podem ser deixadas pelo cenário ao mesmo tempo, permitem o controle da detonação, dentre outros, que aumentam o poder do protagonista. Bomberman ainda morre em algumas circunstâncias, tais como: se tocado por um inimigo, atingido pela explosão de uma bomba, ou ainda se o tempo da fase acabar; todas essas hipóteses fazem com que o jogador tenha de agir com alguma cautela caso queira sobreviver às partidas.
As fases sofreram algumas mudanças, tanto na estética quanto em aspectos da estrutura, pois apesar das formas labirínticas terem se mantido, os cenários adquiriram formas mais elaboradas, com passagens, níveis e outras características; o jogador deve passar por uma série de mundos, cada um com suas características e inimigos próprios, cada "mundo" possui um tema, que influencia nos tipos de inimigos e obstáculos. O jogador ainda deve destruir inimigos, mas isso não basta mais para abrir a porta, devendo também acionar diversos botões espalhados pelo cenário, a porta de saída não é mais um "quadrado" que deve ser encontrado, agora ela é visível e perfeitamente integrada ao ambiente. Há modos de jogo para vários jogadores, a dificuldade está no ponto certo e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

Super Bomberman 2 representa alguns passos importantes na evolução da série, trazendo parte considerável da jogabilidade tradicional da franquia, mas com novidades mais que bem vindas, além disso, o game apresenta ótimos gráficos e trilha sonora, que tornam a experiência ainda melhor; em suma, um título mais que recomendado!

Referências

Nenhum comentário: