Combatendo o totalitarismo com punho de ferro
Bionic Commando é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Capcom; lançado em 1987 para Arcade e nos anos seguintes para várias plataformas, o game é um jogo de ação com características bastante peculiares na movimentação do personagem. A versão avaliada neste texto é a lançada para NES em 1988, e que apresenta algumas características únicas se comparada à versão de Arcade. O game foi relançado em 1992 para Game Boy.
História
Em algum momento da década de 1980, quando o governo o governo dos EUA descobre a existência de um projeto terrível conhecido como "Albatross", originalmente desenvolvido pela antiga facção BADDS, é ressuscitado pelas Forças Imperiais, comandadas pelo Generalissimo Killt. O governo envia seu melhor homem, Super Joe, para investigar e impedir os planos das Forças Imperiais, mas ele desaparece em ação. Para cumprir a missão e resgatar Super Joe, é enviado o agente Radd Spencer, membro do esquadrão FF.
Gráficos
São ótimos para o padrão do NES; o visual do game é muito bom, com personagens de tamanho considerável; o personagem principal é simples, porém bem feito; os inimigos são bem feitos, embora não sejam muito variados; os cenários são ótimos, muito bem feitos, diversificados e com algum detalhamento, retratando vários ambientes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo
Som
Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito boas e diversificadas, combinando muito bem com os diversos momentos dentro do game; durante as fases as músicas são mais empolgantes e animadas, enquanto em outros momentos elas são mais sérias, mas todas elas se destacam pela qualidade; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo muito bem seus papéis.
Jogabilidade
Excelente, os controles podem ser um pouco estranhos no início em razão das características da mecânica de jogo, mas isso pode ser superado sem maiores problemas; a jogabilidade de Bionic Commando apresenta várias características bastante comuns se comparado a outros jogos de ação de sua época, contudo, o game possui algumas características únicas, que tornam este jogo muito diferente de outros games e fazem com que o desafio apresentado seja único.
A principal característica única deste jogo é a impossibilidade do personagem pular, essa aparente limitação inicial é algo inconcebível à primeira vista, mas os produtores do jogo compensaram essa limitação concedendo um equipamento ao personagem, item este que não apenas supre a falta do pulo como também influencia diretamente na forma como o jogador progride pelos cenários, o objeto em questão é uma arma que dispara um gancho ligado a uma corda e que pode ser disparada em qualquer direção, com isso é possível alcançar locais mais altos e transpor os obstáculos presentes nos cenários. Além dessa característica única, o personagem também pode obter inúmeras armas ao longo de todo o jogo, essas armas podem ser carregadas em número limitado pelo jogador durante as fases, mas entre os estágios é possível escolher quais armas levar para a fases seguinte.
Os cenários são bastante variados no que diz respeito aos desafios apresentados, mas os ambientes foram projetados levando em consideração a capacidade única do protagonista deste jogo, colocando o jogador constantemente em situações onde ele deverá utilizar a arma de gancho das mais variadas formas, seja apenas elevando o personagem para uma plataforma mais alta ou obrigando-o a se balançar na corda para assim alcançar um local mais distante, a habilidade do jogador no controle dessa habilidade será testada constantemente. Ao longo das fases o jogador deverá acessar diversos computadores para descobrir novas informações sobre a missão, abrir portas e tomar ciência das ações do inimigo. A dificuldade é alta.
Considerações finais
Bionic Commando é um dos melhores games da Capcom para NES, com bons gráficos e trilha sonora, mas seu principal destaque é sua jogabilidade distinta, que proporciona um desafio interessantíssimo e único para a época; a soma das qualidades faz de Bionic Commando um clássico!
Referências
Hardcore Gaming 101 http://www.hardcoregaming101.net/bioniccommando/bioniccommando.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário