sábado, 12 de junho de 2010

Truxton (MD)

O jogo

Truxton é um space shooter desenvolvido pela Toaplan; lançado originalmente para Arcade em 1988, o game recebeu versões para consoles domésicos nos anos seguintes. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1989 e publicada pela Sega; aliás, este jogo foi um dos primeiros de seu gênero lançados para o console da Sega.

História

Em algum lugar do espaço sideral, esquadra, liderada pelo diabólico Dogurave, está invadindo o planeta Borogo. Após sobreviver ao ataque em um cargueiro que orbitava o planeta, um piloto decide assumir o controle de uma nave de combate remanescente e enfrentar os invasores, em uma tentativa desesperada para deter a invasão.

Gráficos

São ótimos; a nave principal é bem feita e conta com alguns detalhes, mudando de cor conforme o uso de alguns power-ups; os inimigos sçao muito bem feitos, detalhados e diversificados, com destaque para os mestres; os cenários impressionam pela beleza, riqueza de detalhes e variedade; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no game são muito boas, variando conforme o momento, até mesmo dentro da mesma fase; as músicas do jogo variam entre o empolgante e o macabro, combinando perfeitamente com o game; os efeitos sonoros são muito bons.

Jogabilidade

Perfeita, com excelentes contoles; Truxton é um space shooter cuja progressão é vertical, com a tela subindo constantemente em uma velocidade baixa, mas perfeita para o jogo, pois a velocidade da progressão da tela não é necessariamente um fator decisivo da qualidade do game, tendo outros elementos presentes no jogo, fundamental importância na construção do desafio.
Em muito aspectos, Truxton é bastante tradicional dentro de seu gênero, com o jogador enfrentando hordas de inimigos, fortalecendo sua nave com diversos power-ups espalhados pelo cenário e tendo de resistir não apenas aos inimigos, mas também às armadilhas presentes nos cenários.
Os power-ups, como dito anteriormente, estão espalhados pelos cenários e surgem com relativa abundância, em naves com aparência semelhante a uma caveira e que devem ser destruídas para que o item apareça; existem diversos power-ups, com efeitos variados sobre a nave, como o aumento da velocidade da mesma, que pode ser aprimorado até quatro vezes; aumento no poder de fogo, o jogador deve recolher conco itens do mesmo tipo para que o poder de fogo da nave suba um nível e novas armas, que neste game são três: um tiro com amplitude crescente, com o qual a nave começa o jogo; um poderoso raio contínuo, que mantém o foco no inimigo enquanto estiver sendo disparado, mesmo com a nave em movimento e poderosas flechas de energia, que podem trespassar inimigos e atingir alvos que estejam atrás dos mesmos. Há também bombas que destroem todos os inimigos que aparecem na tela, mas que são limitadas, podendo o jogador recolher mais destas.
A dificuldade é um capítulo à parte, pois ela é simplesmente impiedosa, mesmo no nível fácil, com o jogador sendo constantemente atacado por hordas de inimigos, que surgem de todos os lados e fazem de tudo para destruir a nave do jogador, fora isso, há também várias armadilhas pelos cenários e que estão sempre prontas para pegar o jogador de surpresa. Embora a dificuldade do jogo seja brutalmente alta, o game concede algumas regalias, como os power-ups de poder, caso o jogador tenha sido destruído e não tenha recolhido itens suficientes para aumentar o poder da nave, esses itens são preservados para a próxima vida; outro ponto interessante são os checkpoints, caso o jogador morra, ele não recomeça necessariamente do início da fase, sendo colocado em um ponto intermediário, porém, se começar a morrer muito rapidamente repetidas vezes, o game colocará o jogador em um checkpoint anterior, sendo isso uma espécie de punição; não há meios de salvar o progresso do jogador.

Considerações finais

Truxton é um grande game, pois consegue unir grande gráficos, ótima trilha sonora e jogabilidade perfeita, que apesar da dificuldade absurda, consegue proporcionar um excelente desafio e tornar este jogo muito divertido, fazendo dele um grande clássico do Mega Drive!

Referências

Um comentário:

†≤MÅگŦБЯگĦÅĐØШ≥† disse...

Esse jogo marcou minha infância, eu varava as madrugadas de 1994 junto com meu pai tentando zerar o jogo, nunca conseguimos.
Só fui zerar muiiiitos anos mais tarde, através do emulador. Ainda hoje jogo ele no emulador de Mega do Nintendo Wii.