sábado, 26 de junho de 2010

Ninja Gaiden Trilogy (SNES)

O retorno da trilogia de Ryu Hayabusa

Ninja Gaiden Trilogy é uma coletânea com os três jogos da série Ninja Gaiden lançados para NES, que foram desenvolvidos e publicados pela Tecmo; lançada em 1995 para Super Nintendo também pela Tecmo, esta compilação traz os três games da trilogia em um só cartucho, com estes acompanhados de algumas novidades.

Gráficos

São ótimos; os gráficos dos três jogos, que já eram excelentes no NES, foram retocados para aproveitar as capacidades do Super Nintendo; os personagens, cenários e inimigos agora estão com o visual um pouco mais limpo e detalhado; as cutscenes cinematográficas também foram retocadas, estando melhores do que nunca; a animação continua fluindo muito bem, apesar de alguns problemas em certos momentos.
Imagens dos jogos. De cima para baixo: Ninja Gaiden, Ninja Gaiden II e Ninja Gaiden III

Som

Ótimo; aproveitando-se das capacidades técnicas do SNES os produtores da coletânea remasterizaram as músicas dos três games, que continuam empolgantes como as originais, mas agora estão soando ainda melhor.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade dos três games permaneceu intocada, com Ryu conservando todas suas habilidades e poderes; as fases continuam exatamente com o mesmo design, com os inimigos, armadilhas e obstáculos nas mesmas posições. Apesar de ter havido a intenção de manter os três games com a maior fidelidade possível às versões originais, em alguns momentos ocorrem slowdowns, algo que não há nos jogos do NES e que estranhamente acontece aqui, apesar de não ser algo que comprometa a jogabilidade.
Embora o controle do Super Nintendo conte com uma quantidade de botões maior que o do NES, os produtores da coletânea decidiram manter o esquema original, com A como botão de pulo e B como ataque, com as armas secundárias ainda sendo utilizadas através da combinação cima mais B.
A dificuldade continua a mesma no três jogos, ou seja, muito alta e desafiadora, mas agora os jogadores foram agraciados com um sistema de passwords que funcionam nos três jogos, uma adição, sem dúvida, muito bem-vinda.

Considerações finais [1]

Apesar de algumas pequenas falhas, Ninja Gaiden Trilogy faz muito bem aquilo que pretendia, que é trazer para o Super Nintendo a trilogia Ninja Gaiden, sendo bastante fiéis às versões originas, os games presentes na coletânea receberam alguns retoques no que diz respeito aos gráficos e trilha sonora, mas mantendo a consagrada jogabilidade inalterada; em suma, essa coleção vale muito a pena!

Considerações finais [2]

Fazendo um balanço da trilogia Ninja Gaiden, podemos ver como os games se desenvolveram, mas principalmente, mantiveram a alta qualidade, pois os produtores dos jogos acertadamente mantiveram as boas características do primeiro game em suas sequências, como a dificuldade e a forma como a história é contada, refinando tais virtudes ao longo do tempo, o que explica o sucesso desses games, que são merecidamente classificados como clássicos!

Referências

Nenhum comentário: