sexta-feira, 25 de junho de 2010

Snatcher (Sega CD)

Ladrões de identidades

Snatcher é um jogo de aventura desenvolvido e publicado pela Konami; lançado originalmente em 1988 no Japão para PC88 e MSX2, o game recebeu versões para PC Engine em 1992, para Sega CD em 1994 e posteriormente para PlayStation e Sega Saturn em 1996. O game em si é um jogo de aventura inspirao pela temática Cyberpunk, sendo o segundo game criado por Hideo Kojima, o criador da série Metal Gear. A versão avaliada neste texto é a lançada para Sega CD em 1994, feita com base na versão de PC Engine e a única lançada oficialmente em inglês.

História

Em junho de 1996, uma arma química conhecida como "Lucifer-Alpha", que estava em desenvolvimento em um laboratório em Chernoton, Rússia, é lançada no ar e causa a morte de oitenta por cento de toda a população da Eurásia, o que corresponde à metade da população mundial. As áreas contaminadas tornaram-se inabitáveis por uma década, até que Lucifer-Alpha sofresse uma mutação para uma forma não-letal. Esse incidente passou a ser conhecido como "A Catástrofe".
Cinquenta anos depois desse incidente, uma espécie de forma de vida biorobótica conhecida como "Snatcher" começa a aparecer na ilha artificial de Neo Kobe City, assassinando pessoas e roubando seus lugares na sociedade; ninguém sabe de onde vieram ou quais suas intenções. O jogador assume o papel de Gillian Seed, um homem que pouco se lembra do próprio passado e membro de uma força-tarefa conhecida como J.U.N.K.E.R., dedicada ao combate aos Snatchers. Agora cabe ao jogador descobrir não apenas o que está por trás dos Snatchers, mas também o passado de Gillian.

Gráficos

São excelentes; o game faz uso de uma estética Cyberpunk, com ambientes e itens futuristas, que invariavelmente remetem ao filme Blade Runner; as cenas são muito bem feitas e detalhadas, com personagens caprichados e cenários impressionantes; a perspectiva utilizada em muitos momentos dá ao game um estilo mais cinematográfico, com cenas dramáticas em algumas partes do jogo; a animação flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Excelente; a trilha sonora do game combina perfeitamente com a parte visual, com músicas que contribuem para o clima futurista do jogo, mas que variam de acordo com o momento, passando do empolgante ao mais sombrio; as vozes dos personagens impressionam pela qualidade, sendo excelentes e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento da história; os efeitos sonoros são ótimos, reproduzindo muito bem diversos ruídos, principalmente quando há apenas eles e nada mais, ajudando a criar um clima mais sombrio e tenso dentro do jogo.

Jogabilidade

Perfeita, o game pode ser jogado tanto com o controle quanto com a Justifier, uma arma desenvolvida pela Konami para jogos de tiro; o game em si é um jogo de aventura no qual o jogador será exigido muito mais no que diz respeito à sua inteligência e capacidade de investigação do que com relação a seus reflexos e destreza com o controle, uma vez que a atividade investigativa, que concentra parte consideravel da história, exige bastante atenção para com os diálogos dos personagens e pistas que aparecem, capacidade de interpretação para extrair o significado daquilo que aparece e um bom conhecimento de inglês, para compreender tudo aquilo que é dito e aparece escrito.
O game coloca o jogador na perspectiva em primeira pessoa durante a maior parte do tempo, possibilitando ver as coisas, de certo modo, pelo ponto de vista de Gillian, principalmente nos momentos em que é necessário enfrentar inimigos. Para os combates, o jogador pode utilizar tanto a Justifier quanto o controle, sendo que no segundo caso o jogador utiliza o direcional para movimentar o cursor da mira e escolher o alvo, um botão para sacar a arma e outro para atirar, esse esquema funciona muito bem, graças à sua simplicidade, precisão e respostas rápidas do controle. Toda a investigação é feita através de um sistema de menus, nos quais o jogador decide qual a ação que deverá ser tomada, como conversar com outras pessoas, observar o ambiente, analisar itens, dentre outras ações possíveis. A dificuldade é um pouco alta e o progresso do jogador pode ser salvo a qualquer momento.

Considerações finais [1]

Snatcher é sem dúvida um game como poucos, pois consegue ser incrivelmente interessante e envolvente, com uma história intrigante, contada de maneira cinematográfica, através de uma excelente combinação entre gráficos impecáveis, ótimas dublagens e trilha sonora memorável, sem falar na jogabilidade perfeita, que ajuda a fazer deste jogo não apenas um clássico, mas também uma obra-prima!

Considerações finais [2]

Infelizmente passei essa semana com a corda no pescoço, totalmente atarefado e sem tempo para jogar ou escrever textos; peço desculpas pela falta de conteúdo novo, mas garanto que tudo aquilo que programei para este mês será publicado até o dia 30.

Referências

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