domingo, 4 de abril de 2010

Ranger X (MD)

O jogo

Ranger X é um jogo de ação desenvolvido pela Gau Entertainment e publicado pela Sega; lançado em 1993 para Mega Drive, o game em si é um jogo de ação futurista e com uma jogabilidade bastante característica, que o diferencia de outros games emvolvendo pilotagem de robôs.

História

A Terra foi invadida pelos terroristas da confederação Edgezone, que lançaram sobre o planeta diversas ameaças mecânicas e biológicas que podem acabar com tudo. Agora cabe ao Ranger X, um robô gigante com características únicas e seu piloto destruirem as ameaças à Terra.

Gráficos

São excelentes, fazendo uso de todo o potencial do Mega Drive, o game conta com um visual impressionante, com cenários incríveis, ricamente detalhados e bastante variados; o protagonista e seus veículos auxiliares são muito bem feitos e bastante detalhados; os inimigos são bastante criativos e contam com um visual futurista, combinando bem com a temática do jogo; a animação flui impecavelmente durante todo o game. Entre as fases há pequenas animações em 3D, que explicam os objetivos das missões.
Imagens do jogo

Som

Excelente, as músicas presentes no game são bastante empolgantes e muito boas, combinando muito bem com a ação presente em todo o jogo; os efeitos sonoros também são muito bons, com destaque para as explosões.

Jogabilidade

Um espetáculo, os controles são um pouco estranhos e requerem um pouco de prática do jogador para que este acostume-se com os mesmos; a jogabilidade de Ranger X destaca-se por sua originalidade, sem limitar-se ao clichê "arrebentar tudo o que estiver pela frente sem pensar", apresentando fases em que o jogador deve cumprir missões específicas, destruindo determinados tipos de inimigos ou estruturas do adversário; apesar de parecer algo simples, as fases podem ser bastante complexas, exigindo que o jogador pense na melhor forma de cumprir a missão, levando em conta os desafios presentes em cada estágio e os equipamentos disponíveis.
Ranger X conta com veículos auxiliares, que podem ser uma espécie de motocicleta ou uma aeronave; esses veículos auxiliares servem como depósito de armas especiais, suporte de fogo e também o personagem pode unir-se a eles, podendo passar por diversos trechos das fases juntos, enquanto são um só o robô e o veículo possuem uma barra de energia única, que não interfere na barra de energia de Ranger X; o robô conta com uma série de habilidades, podendo voar em qualquer direção, atirar para ambos os lados e utilizar uma série de armas especiais como: lança chamas, lançadores de granadas, armas de raios, dentre outras; essas armas tem seu uso limitado por uma barra de poder, que é recarregada pela luz do sol, o que torna o uso dessas armas mais limitado em alguns locais. A dificuldade pode ser selecionada e o game não possui nenhum meio de salvar o progresso do jogador.

Considerações finais

A despeito da qualidade e do visível esmero dos produtores, Ranger X foi bastante ignorado em sua época, o que fez com que este game se tornasse um tanto obscuro; fora isso, o game é impecável em todos os aspectos, fazendo deste um jogo que recomendo fortemente!

Referências

Nenhum comentário: