segunda-feira, 29 de março de 2010

Sega 32X

Introdução

Saudações aos leitores. Este texto é, de certo modo, uma continuação do texto sobre o Mega/Sega CD publicado no mês passado; pode ser considerado uma continuação pois trata do outro add-on lançado pela Sega para o Mega Drive e que apenas citei brevemente no texto sobre o console, pois havia decidido escrever algo mais elaborado sobre o periférico em questão. Assim como fiz com o Sega CD há um mês, eis aqui um texto sobre o Sega 32X, o segundo add-on criado pela Sega para o Mega Drive.

Expandindo as capacidades do Mega Drive
Imagem do Sega 32X acoplado a um Mega Drive

O 32X é um add-on desenvolvido pela Sega para o Mega Drive, o periférico tinha como função aumentar o poder de processamento do console, equiparando-o as plataformas de 32bits, visando tanto combater o Super Nintendo quanto preparar o terreno para o próximo console da Sega, o Sega Saturn.

História

O Sega 32X foi desenvolvido com o codinome "Project Mars", divulgado pela primeira vez em janeiro de 1994, na CES em Las Vegas; o conceito do 32X nasceu após a experiência da própria Sega em adicionar chips extras nos cartuchos para permitir jogos mais elaborados, algo visto com frequência em jogos de SNES; a experiência da Sega nesta área resultou na conversão do jogo Virtua Racing, cujo cartucho utilizava um coprocessador que gerava gráficos poligonais, porém, com um custo elevado; a idéia da Sega era criar um periférico que aumentasse o poder do Mega Drive e que permitisse a venda de games mais elaborados a um custo menor, pois o jogador compraria o hardware apenas uma vez, o que baratearia os jogos para o consumidor final.
Lançado em nvoembro de 1994 nos EUA e Europa e em dezembro do mesmo ano no Japão, ao custo de US$ 159,00, 16800 ienes e 170,00 libras, o 32X vendeu cerca de 665000 unidades até setembro de 1995, quando foi descontinuado.

Especificações técnicas

CPU: Dois processadores SH2 32-bit RISC com clock de 23.011 MHz e 40 MIPS.
Vídeo: 32X VDP, capaz de gerar 50000 polígonos por segundo; capaz de gerar texturas e efeitos de zoom e rotação; capaz de exibir 32768 cores simultaneamente; resolução de 320X224.
RAM: 4Mbit.
ROM: 3Kb.
Mídia: Cartucho.
Nota: O 32X foi projetado para funcionar em conjunto com o hardware do Mega Drive, ampliando suas capacidades e por conta disso, o hardware do 32X complementva-se com o que havia no Mega Drive.

A decadência

Imagem de um Mega Drive acoplado a um Sega CD e a um 32X; cada uma das partes desse "megazord" utilizava uma fonte própria de alimentação.

O 32X, apesar de um bom desempenho inicial nas vendas, foi descontinuado em setembro de 1995, menos de um ano após seu lançamento; os motivos que levaram a esse fim prematuro foram vários, desde problemas de compatibilidade com televisores antigos, passando por games que não exploravam todo o potencial do add-on e a própria época em que o periférico foi lançado, sendo este o maior de todos os problemas.
Com relação a incompatibilidade do 32X com televisões antigas, a Sega lançou um adaptador que sanava tal problema. Acerca dos jogos, muitas empresas não souberam utilizar todo o poder do 32X, lançando games que não eram muito diferentes do visto no Mega Drive e no Super Nintendo; outro contratempo com relação a biblioteca do 32X é seu tamanho, poucos games foram lançados para a plataforma, outro problema do 32X veio por parte da Nintendo, que lançou em 1994 o game Donkey Kong Country, que revolucionava em termos gráficos sem o uso de hardware extra. Talvez o principal problema do 32X tenha sido a época em que fora lançado, o final de 1994, nessa mesma época, o Sega Saturn, o real sucessor do Mega Drive e um console de 32bits de fato, foi lançado no Japão e poucos meses depois chegou aos EUA, em maio de 1995 para ser mais exato, o que tornava a própria existência do 32X um equívoco por parte da Sega, que lançou um periférico que visava preparar o terreno para o Sega Saturn, mas que acabou dividindo o público entre as duas plataformas, prova disso foi a descontinuação do 32X em menos de um ano após o lançamento.

Sega Neptune

Imagem divulgada de como seria o Sega Neptune

O Sega Neptune era um console que visava unir os hardwares do Mega Drive e do 32X em um só aparelho, cujo lançamento estava planejado para 1994 ou 1995, mas que nunca foi lançado, devido tanto a proximidade da chegada do Sega Saturn quanto do fracasso do 32X.

Considerações finais

O 32X foi uma tentativa da Sega em expandir as capacidades do Mega Drive para superar a concorrência e satisfazer os jogadores até a chegada de seu próximo console, porém, o add-on revelou-se um verdadeiro tiro no pé, pois além de fracassar na tentativa de sobrepujar o Super Nintendo, o aparelho teve uma biblioteca de jogos muito fraca, da qual pouca coisa se salva, sem falar que atrapalhou o lançamento do Sega Saturn, dividindo o público entre as duas plataformas.

Referências

Nenhum comentário: