sábado, 9 de janeiro de 2010

Twinbee (MSX)


A série

A série de jogos estrelados por Twinbee é uma franquia que começou como uma série de jogos de shoot'em up, mas que transcendeu este gênero, com seus personagens cativantes fazendo-se presentes em games de outros gêneros e outras franquias ao longo dos anos. A série foi criada pela Konami e teve início com o jogo Twinbee. Apesar de popular no Japão, a série é pouco conhecida no ocidente.

O jogo

Twinbee é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Konami; lançado em 1985 para Arcade, o game foi inspirado no jogo Xevious, produzido pela Namco e lançado em 1982 para Arcade; Twinbee recebeu versões para consoles e computadores nos anos seguintes, tanto que este texto é sobre a versão lançada para MSX em 1986.

História

Alienígenas vindos do planeta Attackon invadiram a Terra e durante a invasão, eles sequestraram o Professor Cinnamon; após o sequestro, Light e Pastel, os filhos de Professor Cinnamon, partem em duas naves, Twinbee e Winbee, respectivamente, para resgatar seu pai e deter os alienígensa, antes que eles transformem a Terra em uma bola gigante de algodão doce.
Comentário: Sim, em Twinbee há uma personagem chamada "Pastel", confesso que também fiquei surpreso, mas é necessário lembrar que as naves são mais lembradas que os pilotos.

Gráficos

São simples, mas não são ruins; o game conta com um visual colorido, as naves são bem definidas, mas sem detalhes; a animação do game é um pouco travada, não fluindo muito bem, principalmente a movimentação da tela, mas isso não chega a atrapalhar, pois a movomentação das naves pelo cenário é boa.



Imagens do jogo

Som

É bom, as músicas presentes no game são simples, mas cativantes, combinando bem com o estilo do jogo; os efeitos sonoros também são bons.

Jogabilidade

Boa, os controles são simples mas funcionam bem; Twinbee e Winbee podem tanto atirar em inimigos no ar quanto bombardear os que estão no solo, os inimigos são um pouco incomuns para jogos do gênero, mas combina com a atmosfera do game; os power-ups presentes no game são sinos e funcionam de uma maneira bastante peculiar: os sinos são obtidos quando o jogador atira em uma nuvem, o sino, da forma que sai da nuvem, apenas dá alguns pontos, para se obter diferentes poderes, o jogador precisa atirar no sino até que ele mude de cor, cada cor indica uma habilidade diferente. A dificuldade é alta, principalmente quando se joga sozinho, no modo de dois jogadores, o game acaba sendo um pouco mais fácil.

Considerações finais [1]

A versão lançada para MSX de Twinbee não é ruim, pois consegue captar bem a essência da versão de Arcade, principalmente no que diz respeito a jogabilidade, simples e divertida; pessoalmente, gostei muito desse game e por conta disso ganhou um texto aqui no blog.

Considerações finais [2]

Esse é meu primeiro texto sobre um game do MSX, espero que gostem.

Referências

Um comentário:

Guilherme disse...

Já joguei a versão do NES. Tão boa quanto a versão do MSX. :-)

Abraços.