quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Castlevania II: Simon's Quest (NES)


A busca de Simon Belmont

Castlevania II: Simon's Quest é um jogo de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Konami; lançado em 1987 no Japão e em 1988 nos EUA, este game é a sequência direta do aclamado Castlevania e difere muito de seu antecessor.

História

O game se passa sete anos após os acontecimentos do Castlevania original; a história começa quando Simon Belmont vai visitar o túmulo de seus familiares. Suas costas estão seriamente feridas desde sua batalha contra o Conde Drácula anos antes; ele sente a presença de alguém e vê uma mulher que se escondia em meio à névoa, ela diz a Simon que ele foi amaldiçoado por Drácula há vários anos e que a única forma de quebrar a maldição é ressuscitando o vampiro e matando-o novamente; ela também diz que o corpo de Drácula foi dividido em cinco partes e que para quebrar a maldição, Simon precisa do corpo inteiro. Agora Simon deve partir em busca dos pedaços do corpo de Drácula, ressuscitá-lo e matá-lo novamente para livrar-se do mal que o aflige.

Gráficos

São muito bons para os padrões do NES, os personagens são bem feitos, os inimigos são variados e seguem o estilo clássico da série e os cenários são magníficos, tamanha a riqueza de detalhes. A animação do game é muito boa.



Imagens do jogo

Som

Também é muito bom, as músicas presentes no game são maravilhosas, com destaque para "Bloody Tears", que é simplesmente belíssima. Os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade

Nesse aspecto a Konami tentou inovar adicionando alguns elementos de RPG como a possibilidade de conversar com os habitantes das cidades e de comprar itens e armas. Infelizmente, Castlevania II possui falhas graves na jogabilidade, como a prolixidade, visível pela inconvenientemente constante transição do dia para a noite e vice-versa, o que quebra o ritmo do jogo; outro ponto negativo é a estrutura das fases, que em vez de ser desafiadora, mostra-se frustrante, pois em muitos momentos não há distinção entre o chão falso e o verdadeiro, forçando o jogador a passar pelos mesmos trechos várias vezes, até decorar onde pode pisar, o que acaba se tornando algo cansativo. O sistema de compra de itens presente no jogo também possui suas falhas, pois o preço elevado dos itens e a dificuldade de obter corações - a moeda corrente no jogo, e nos outros Castlevanias, a munição das armas especiais - torna a tarefa de obter esses corações repetitiva e enfadonha.

Considerações finais

Apesar dos bons gráficos e trilha sonora, Castlevania II: Simon's Quest decepciona, pois os produtores do jogo parecem ter se esquecido do que havia dado certo no game anterior em termos de jogabilidade e acabaram criando uma experiência que é, no mínimo, frustrante, uma pena.

Referências

Nenhum comentário: