sábado, 23 de janeiro de 2010

Donkey Kong (GB)

Um clássico revisto, atualizado e ampliado

Donkey Kong é um jogo de plataforma produzido pela Nintendo para o Game Boy; lançado em 1994, o game é uma versão "revista, atualizada e ampliada" do clássico Donkey Kong, mantendo o espírito do original, ao mesmo tempo em que o amplia e adiciona coisas novas.

História

Assim como no game original, Donkey Kong sequestrou Pauline e cabe a Mario resgatar a donzela em perigo. Enredo um tanto cliche, mas que é utilizado até hoje.

Gráficos

São muito bons; comparando os dois jogos, ficam visíveis as mudanças; o visual geral está mais detalhado, com os personagens, itens e cenários muito bem definidos e caprichados. A animação é espetacular, os movimentos dos personagens são bem detalhados para os padrões do Game Boy.
Imagens do jogo

Som

Muito bom, pois ao mesmo tempo em que foram mantidas as músicas originais, novas foram adicionadas, garantindo ao game um repertório deveras interessante; os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade

Excelente, com controles simples e precisos; como dito anteriormente, essa versão de Donkey Kong mantém o espírito do gme original, ao mesmo tempo que adiciona coisas novas, como novos movimentos para Mario, o que amplia a dinâmica do jogo, pois aumenta as possibilidades do próprio game.
Um ponto que merece destaque são os cenários; as primeiras fases do game são as mesmas do Donkey Kong original, mas após esses estágios as coisas ficam interessantes, pois os produtores do game adicionaram uma grande quantidade de fases, espalhadas por diversos mundos, sendo essas fases bastante amplas, elaboradas e desafiadoras, com diversos elementos, tais como: botões que criam plataformas e escadas, alavancas que acionam plataformas, dentre outros. Todos esses elementos aumentam ainda mais o desafio, pois exigem do jogador não apenas perícia nos controles, mas também inteligência para passar pelas fases. A dificuldade é progressiva e o progresso do jogador pode ser salvo, o que é muito bom, considerando a extensão do game.

Considerações finais

Essa versão de Donkey Kong não apenas mantém o espírito do clássico dos Arcades, mas lhe dá um novo fôlego ao ampliar as possibilidades, em um game que prova a atemporalidade da jogabilidade da aventura original, um espetáculo!

Referências

Nenhum comentário: