quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Wario's Woods (NES)

O jogo

Wario's Woods é um jogo de quebra-cabeça desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1994 para NES e Super Nintendo e para o Satellaview em 1997, o game é inspirado em Tetris, mas guarda poucas semelhanças com o quebra-cabeça soviético. Este é o último jogo licenciado pela Nintendo lançado para NES. A versão avaliada neste texto é a lançada para NES.

História

Wario, que deseja alcançar o estrelato, acabou comprando uma floresta e passa os dias voando em seu pequeno avião sobre a mesma, lançando pequenos monstros e bombas sobre quem eventualmente está lá. Infelizmente, Toad acabou se perdendo na floresta de Wario e agora deve encontrar um meio de sair dali antes que algo lhe aconteça.

Gráficos

São muito bons para os padrões do NES; o visual geral do game é muito bom, bastante colorido; os personagens são bem feitos, coloridos e contam com algum nível de detalhamento; os cenários são muito bons, embora não sejam muito variados; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; as músicas presentes no jogo são muito boas, bastante cativantes e combinam muito bem com as partidas, sendo bastante variadas e mudando dentro da mesma partida dependendo da situação do jogo; os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade

Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Wario's Woods é bem diferente do que se vê em outros jogos de quebra-cabeça de sua época, pois o game conta com uma dinâmica de jogo bastante característica e inusitada.
O objetivo principal nas partidas é eliminar os monstros coloridos que estão dentro da área de jogo, organizando-os em linhas com pelo menos dois ao lado de uma bomba de mesma cor, as bombas caem do alto em locais aleatórios, mas o jogador pode carregá-las ou chutá-las até o local desejado dependendo da situação, as linhas podem ser tanto na vertical quanto na horizontal ou diagonal; há também um tempo limite para que o jogador aja com relativa calma, pois ao término desse tempo, Wario aparece e começa a interferir no jogo de modo a tornar a partida mais difícil, seja jogando coisas na área de jogo ou diminuindo-a.
Há diversos modos de jogo, mas a estrutura básica do game permanece em todos; no modo principal, Toad deve eliminar todos os monstros da área de jogo antes que os objetos presentes na mesma cheguem ao topo; no modo corrida, Toad deve passar por diversos estágios, cumprindo os mesmos objetivos do modo principal, mas agora há a contagem do tempo, com este sendo armazenado; há também um modo tutorial, no qual o jogador aprende os comandos básicos do jogo e pode aprimorar suas habilidades.

Considerações finais

Wario's Woods é um jogo deveras interessante, pois consegue proporcionar ao jogador uma experiência bastante inusitada em se tratando de jogos de quebra-cabeça, fora isso, o jogo é muito bem feito no que diz respeito aos gráficos, trilha sonora e mecânica de jogo; a versão de NES merece uma consideração extra por ser o último jogo licenciado da Nintendo para o console, sendo o jogo nesse caso uma despedida, que acaba por fazer jus ao legado do console de 8bits da Nintendo; um game interessante, sem dúvida!

Referências

Nenhum comentário: