terça-feira, 24 de agosto de 2010

The Legend of Zelda (NES)

A série

The Legend of Zelda é uma série de jogos de ação e aventura desenvolvida e publicada pela Nintendo; a franquia teve início em 1986 com o jogo homônimo lançado para NES, desde então a série vem recebendo novos jogos para todos os consoles lançados pela Nintendo, sempre tendo uma ótima recepção, tanto por parte do público quanto pela crítica. A série The Legend of Zelda foi criada por Shigueru Miyamoto, o criador de Mario e é uma das séries de jogos mais importantes da Nintendo.

Um garoto, uma princesa e um símbolo sagrado

The Legend of Zelda é um jogo de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1986 para NES, o game dá início à franquia de mesmo nome, apresentando a aventura do garoto chamado Link no mundo fictício de Hyrule, algo presente na série até hoje. A primeira versão do jogo foi lançada para o Famicom Disk System, um periférico do Famico - a versão japonesa do NES - que utilizava disquetes como mídia de armazenamento de jogos; a versão americana foi lançada em um cartucho dourado.

História

Um pequeno reino na terra de Hyrule está imerso em caos após a invasão de Ganon, o príncipe das trevas, e seu exército, que vieram em busca da Triforce, uma relíquia sagrada que concede grandes poderes para aquele que a possuir, Ganon consegue roubar a Triforce da força; prevendo que algo pudesse lhe acontecer, a princesa Zelda divide a Triforce da sabedoria e espalha seus fragmentos por masmorras em várias partes do reino, a fim de que Ganon não pudesse obtê-la. A princesa é sequestrada por Ganon, mas antes disso, ela envia sua criada, Impa, para buscar por alguém corajoso o bastante para salvar o reino; enquanto vagava pelo reino, a mulher é atacada por soldados de Ganon, mas é salva por um garoto chamado Link. Após ouvir o pedido de Impa, Link decide partir para resgatar a princesa Zelda, remontar a Triforce da sabedoria e derrotar Ganon.

Gráficos

São excelentes para os padrões da época; os personagens são simples, mas muito bem feitos; os inimigos são bem feitos e variados; os cenários são muito bem feitos e variados, retratando diversos ambientes, como florestas, montanhas, desertos, rios e masmorras; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são belíssimas, combinando muito bem com os diversos momentos do game, com composições mais tranquilas em alguns momentos e outras mais sombrias nas masmorras; várias das músicas se tornaram características da série como um todo, estando presentes em outros jogos da franquia; os efeitos sonoros são ótimos.

Jogabilidade

Perfeita, com excelentes controles; a jogabilidade de The Legend of Zelda foi um divisor de águas, apresentando diversas características que estariam presentes em jogos de ação/aventura e RPG nos anos seguintes. Uma característica marcante é a visão do jogo, a partir do alto, o que permitiu a criação de uma mecânica de jogo bastante interessante; outra característica é a vastidão do mundo, que incentiva o jogador a explorar e tomar suas próprias decisões quanto aos desafios presentes no game, podendo escolher qual caminho tomar em vários momentos.
Ainda sobre os cenários, eles se dividem em: o mundo de Hyrule, vasto e repleto de segredos e as masmorras, locais onde estão escondidos os fragmentos da Triforce; em todas as partes de Hyrule e nas masmorras, o jogador deverá enfrentar inimigos e explorar o ambiente em busca de itens, nas masmorras em particular, existem monstros mais poderosos, que requerem não apenas habilidade para serem derrotados, mas também astúcia para que o jogador descubra seus pontos fracos.
Em relação a Link, o protagonista começa apenas com uma espada, um escudo e três corações de energia, mas conforme avança pelo jogo e desbrava o mundo a sua volta, encontra novas armas, itens e corações que servem para aumentar o contador de energia; Link utiliza a espada com o botão A e o botão B é utilizado para o manuseio de itens diversos, que podem ajudar o jogador nas batalhas e a encontrar segredos. A dificuldade é um pouco alta e o cartucho do jogo conta com uma bateria interna, o que permite ao jogador salvar seu progresso, algo inédito na época.

O legado

O jogo The Legend of Zelda deixou um legado interessante, principalmente dentro da Nintendo, pois não apenas se tornou uma das principais séries de jogos da empresa, como também teve games lançados para todos os consoles, com exceção do Virtual Boy, lançados pela Nintendo após o NES.

Considerações finais

The Legend of Zelda é um jogo fascinante, pois não apenas consegue proporcionar uma experiência cativante, como também trouxe diversas inovações em termos de design de jogos; mais do que uma obra-prima, um clássico incontestável!

Referências

Nenhum comentário: