sábado, 8 de maio de 2010

OutRun (MD)

A série

OutRun é uma série de jogos de corrida desenvolvida e publicada pela Sega; a franquia teve início com o jogo homônimo lançado em 1986 para Arcade e que contava com características inovadoras para a época. Desde então, a série vem recebendo jogos para diversas plataformas ao longo dos anos.

Voando baixo pela estrada

OutRun é o jogo de corrida que dá início a série de mesmo nome; desenvolvido e publicado pela Sega, o game chegou aos Arcades em 1986 e devido ao sucesso, recebeu versões para diversos consoles e computadores domésticos nos anos seguintes. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1991 e é, dentre todas as versões, a que mais se aproxima da qualidade do Arcade.
O game foi criado por Yu Suzuki, que o classificou não como um jogo de corrida, mas como um "jogo de direção".

Gráficos

São ótimos para a época, o carro e seus passageiros são bem feitos e o automóvel conta com um bom nível de detalhamento; os outros carros na estrada são simples, mas bem feitos e variados; os cenários são muito bons, bem feitos e bastante variados; a sensação de velocidade proporcionada pelo jogo é muito boa e a animação flui bem, principalmente quando o carro capota ou roda.
Imagens do jogo

Som

Ótimo, as músicas presentes no jogo são muito boas, sendo bastante agradáveis e contribuindo para a criação de um estilo próprio do game e um clima, por incrível que pareça, um tanto relaxante; as músicas podem ser selecionadas antes do início do jogo; os efeitos sonoros também são muito bons, com destaque para o ronco do motor e o barulho das batidas.

Jogabilidade

Perfeita, com controles simples e precisos; a premissa básica do game é dirigir seu superesportivo com uma loira no banco do carona pela estrada e contra o tempo, não havendo qualquer espécie de competição com outros pilotos; essa premissa foi o que levou o criador do jogo a classificá-lo como um "jogo de direção". Dentro do que foi dito, o jogo se desenvolve incrivelmente, pois apesar de parecer limitado, OutRun nem de longe o é, sendo um jogo bastante amplo dentro daquilo a que se propõe.
A jogabilidade do game é essencialmente a mesma da versão de Arcade, sendo descompromissada, simples e divertida; o jogador conta com o controle sobre os aspectos básicos do carro, como direção, acelerador, freio e câmbio, sendo que este último tem apenas duas marchas, uma mais leve, ideal para aceleração e outra, mais pesada e que serve para velocidades maiores; o veículo acelera rapidamente e alcança a velocidade máxima em pouco tempo, algo que torna as coisas um pouco mais interessantes no que diz respeito à pilotagem.
As partidas sempre começam no mesmo ponto, mas a estrada apresenta diversas bifurcações, nas quais o jogador deve decidir para onde vai; conforme escolhe sua rota, os cenários e os desafios vão mudando, possibilitando uma maior variedade de experiências dentro do game e de acordo com os caminhos percorridos, o final muda; tanto as ramificações da estrada quanto os diversos finais contribuem para aumentar o fator replay do jogo, que não é muito extenso. A dificuldade pode ser selecionada.

Considerações finais

OutRun é um game de corrida que foge do padrão "competição contra outros pilotos", ao apresentar uma corrida contra o tempo em uma estrada e com as mãos no volante de um superesportivo; sendo simples, direto e bastante divertido, este jogo firmou-se merecidamente como um clássico!

Referências

Nenhum comentário: