sábado, 15 de maio de 2010

Donkey Kong 64 (N64)

A chegada de Donkey Kong ao Nintendo 64

Donkey Kong 64 é um jogo de plataforma desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo; lançado em 1999 para Nintendo 64, o game é o primeiro jogo tridimensional estrelado por Donkey Kong e segue no universo das séries Donkey Kong Country e Donkey Kong Land, lançadas respectivamente para Super Nintendo e Game Boy. Este jogo foi o primeiro a requerer o uso do Expansion Pak, sendo o uso do acessório imprescindível para que o console fosse capaz de rodar o game.

Expansion Pak
 Imagem do Expansion Pak

O Expansion Pak é uma espécie de cartucho que aumenta a memória do Nintendo 64, o que permitia um aumento na qualidade gráfica dos jogos; esse periférico era encaixado em um lugar próprio no console. Lançado em 1999, este acessório incrementava o poder de processamento do Nintendo 64, tanto que vários jogos que chegaram ao console após seu lançamento contavam com suporte ao mesmo; alguns games faziam uso obrigatório do Expansion Pak, sendo Donkey Kong 64 um deles.

História

A história deste jogo se passa após os acontecimentos das séries Donkey Kong Country e Donkey Kong Land. O Rei K.Rool retorna em uma grande ilha mecânica e equipada com uma poderosa arma chamada "Blast-O-Matic", com o objetivo de destruir a Ilha Donkey Kong; entretanto, devido à incompetência da tripulação a bordo, a ilha mecânica sofre um acidente e a Blast-O-Matic quebra. Para ganhar tempo, K.Rool ordena a seus soldados que capturem os amigos de Donkey Kong e também que roubem seu maior tesouro: a montanha de bananas douradas. Squawks, o papagaio, informa Donkey do desaparecimento de seus amigos e das bananas, o que leva Donkey a, mais uma vez, partir para a luta contra o Rei K.Rool.

Gráficos

São excelentes, o game justifica muito bem o uso do Expansion Pak, com um visual belíssimo; os personagens e inimigos são muito bem modelados, com excelentes texturas e animações impecáveis, demonstrando neste aspecto uma excelente transição do 2D para o 3D; os cenários são incríveis, pois são variados e exuberantes, também contando com objetos bem modelados, boas texturas e efeitos.
 Imagens do jogo

Som

Excelente, as músicas presentes durante o jogo em si são ótimas, embora isso não valha para a música de abertura; as vozes presentes no game são muito boas, com destaque para as falas do Rei K.Rool na introdução; os efeitos sonoros também são ótimos.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; neste aspecto, Donkey Kong 64 em alguns momentos lembra outros jogos de plataforma do Nintendo 64, como Super Mario 64 e Banjo-Kazooie, porém, este game possui características próprias muito intetessantes, sendo algumas delas herdadas dos jogos em 2D e outras inéditas.
Dentre as características herdadas dos jogos 2D estão a própria estrutura do jogo, com mundos, que aqui foram resumidos em apenas uma fase cada, bem definidos, bastante amplos e com um chefe no final. Dentro dessa estrutura geral residem diversas novidades, como a própria estrutura dos mundos citada anteriormente, que deixaram de ser divididos em diversas fases e passaram a ser apenas um cenário, mas bastante amplo e cujo progresso do jogador dentro do mesmo depende da realização de algumas tarefas e resolução de quebra-cabeças; outra novidade está presente na aparição de personagens secundários já conhecidos pelo público, como Funky e Cranky Kong, que agora ajudam o jogador de maneiras diferentes das vistas nos games anteriores.
Representam adições significativas a chegada de novos personagens além de Donkey e Diddy Kong; esses novos personagens contam com características próprias de jogabilidade e contribuem para melhorar a experiência de jogo como um todo.
No que diz respeito aos controles e habilidades dos personagens, Donkey Kong 64 arrasa, pois todos os personagens contam com uma boa quantidade de movimentos e itens próprios, que são adquiridos no decorrer do jogo; os personagens podem ser utilizados a partir do momento em que são encontrados, cabendo ao jogador entrar em um dos diversos barris com as fotos dos personagens que estão espalhados pelos cenários para fazer a troca; a possibilidade de transformação em outros animais continua presente, mas agora ela é mais restrita, com apenas determinados personagens sendo capazes de se transformar em animais específicos, algo que força o jogador a utilizar determinados personagens em certos pontos do game. A dificuldade está no ponto certo e o progresso do jogador pode ser salvo a qualquer momento.

Considrações finais

Apesar de não ser tão revolucionário e impactante quanto Donkey Kong Country, Donkey Kong 64 é um grande game, pois conseguiu levar ao Nintendo 64 pelo menos uma parte considerável da genialidade vista em games anteriores do primata; um título memorável, sem dúvida!

Referências

Nenhum comentário: