quinta-feira, 30 de abril de 2009

Final Fantasy VI/III (SNES)

A série

Final Fantasy é uma série de jogos de RPG criada pela Squaresoft (atual SquareEnix) e que recebeu jogos para as mais variadas plataformas ao longo dos anos, tornando-se a principal franquia de sua produtora.

Confusão acerca dos números

Há certa confusão acerca dos números dos jogos, isso se deve ao fato de que nem todos os games da série Final Fantasy foram lançados nos EUA, tomando como exemplo o jogo deste texto, o terceiro lançado nos EUA, mas o sexto lançado no Japão.

O épico

Final Fantasy VI/III é o sexto jogo da aclamada série de RPG, lançado em 1994 para Super Nintendo, o título é considerado um dos melhores da série, tanto pelo público quanto pela crítica; o jogo também foi um divisor de águas dentro de seu gênero, devido a grandiosidade do game.

História

Há 1000 anos atrás, a Guerra de Magi quase destruiu o mundo e a magia foi banida da realidade, por conta disso, a humanidade voltou-se novamente para a tecnologia.Após a redescoberta da pólvora e do vapor a humanidade volta a prosperar e a magia não passava de uma lenda.
Entretanto, no tempo presente, o Império, comandado pelo Imperador Gestahl almeja reviver a magia, extraindo o poder de Espers; será que a guerra ocorrida há 1000 anos se repetirá?
Não há um personagem principal definido, há um grupo de personagens bastante elaborados e que fogem dos clichês.

Gráficos

São uma verdadeira obra de arte, com cenários e inimigos espetaculares; os produtores também não economizaram nos efeitos de transparência e no Mode 7; as magias e invocações são belíssimas, sendo as mais impressionantes de sua geração.




Imagens do jogo

Som

Também é outro ponto de destaque, com músicas belíssimas, chegam a dar vontade de deixar o jogo ligado só para ouvi-las; um dos momentos mais marcantes do jogo é a execução da ópera Aria di Mezzo Carattere, simplesmente soberba.

Jogabilidade

O jogo é dividido em quatro tipos de cenário: Mapa, cidade, dungeon e batalha. No mapa, os personagens movimentam-se de uma área para outra de diferentes maneiras; nas cidades é possível conversar com as pessoas para obter informações, hospedar-se para recuperar HP e MP e comprar itens, armaduras, armas e relíquias, que causam efeitos variados ao personagem que a porta; nas dungeons é necessário resolver quebra-cabeças e enfrentar inimigos, nelas o jogador pode encontrar itens que não são vendidos em lojas.

As batalhas são onde a coisa realmente pega e funcionam em um sistema pseudo-tempo real, chamado Active Time Battle, onde os personagens da equipe devem esperar que se encha uma barra para que possam executar uma ação, as ações possíveis são quatro e se dividem em: Fight (ataque), Habilidade única de cada personagem, Magic (magia) e Item.

Se estiverem com o HP baixo, os personagens podem lançar ataques de desespero, estes ataques são mais poderosos que os ataques normais.

Considerações finais [1]

Poucos jogos são tão grandiosos quanto Final Fantasy VI, com uma história cinematográfica, personagens cativantes, gráficos incríveis, trilha sonora magnífica e jogabilidade impecável; tais atributos fazem dele não só um dos melhores jogos da Square, mas também de todos os tempos!

Considerações finais [2]

Não acredito que fiquei tanto tempo sem escrever sobre um RPG, desde dezembro não publico um texto sobre um jogo do gênero, e olha que sou fã de RPGs...

Referências

Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy

Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VI

Final Fantasy Online http://www.ffonline.com/ff6/

Final Fantasy Brasil http://www.finalfantasy.com.br/index.php?ffb=ffs/ff6/1

Nenhum comentário: